Sem categoria
Coritiba em 2023: Veja a retrospectiva
(Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Coritiba em 2023: Veja a retrospectiva

Com expectativa de ter um grande ano, o Coritiba teve vitória apenas com a venda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) fora dos campos. Dentro das quatro linhas, o Alviverde fez o torcedor passar raiva do início ao fim da temporada. No Campeonato Paranaense, o time foi eliminado para o FC Cascavel nas quartas de […]

Vinicius Cordeiro - domingo, 31 de dezembro de 2023 - 19:09

Com expectativa de ter um grande ano, o Coritiba teve vitória apenas com a venda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) fora dos campos.

Dentro das quatro linhas, o Alviverde fez o torcedor passar raiva do início ao fim da temporada.

No Campeonato Paranaense, o time foi eliminado para o FC Cascavel nas quartas de final. Depois disso, foi eliminado para o Sport na terceira fase da Copa do Brasil.

No Brasileirão, o Coxa fez a pior campanha da própria história. Foram 30 pontos em 38 rodadas, superando os 31 pontos da campanha do rebaixamento de 2020. Na Série A, foram somente oito vitórias, seis empates e 24 derrotas.

Com isso, o Coxa se tornou o clube mais rebaixado na história. São sete rebaixamentos, assim como o América-MG.

SAF

O Coritiba, por meio do conselho e torcedores, aprovou a venda da SAF. A responsável por comprar foi a Treecorp Investimentos, que deve desembolsar R$ 1,3 bilhão pelos próximos dez anos.

O investimento apareceu no segundo semestre, com contratações como a do atacante argelino Islam Slimani e do espanhol Jesé Rodríguez. No entanto, a permanência deles ainda não é garantida.

ARTILHEIROS E GARÇONS

Robson foi o grande nome da temporada alviverde. (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

O artilheiro do ano foi o atacante Robson, com 14 gols. Ele superou Alef Manga, que marcou 13 e teve de ser emprestado ao Pafos, do Chipre, devido ao envolvimento com manipulação de cartões em apostas esportivas.

Manga virou réu na Operação Penalidade Máxima.

Robson também foi o líder de assistências, com sete passes para gol.

TÉCNICOS DO CORITIBA EM 2023

Técnico Antonio Carlos Zago foi uma das figuras marcantes da temporada do Coritiba (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

O português António Oliveira começou o ano e se despediu após 17 jogos (sete vitórias, sete empates e três derrotas).

Na sequência, Antônio Carlos Zago teve uma passagem extremamente negativa. Foram quatro empates e sete derrotas em 11 jogos, campanha que encaminhou o rebaixamento. Sob o comando de Zago, o Coritiba chegou à marca de 18 jogos sem vencer – a pior série da história do clube.

Mesmo com os números ruins, o treinador só foi demitido quando detonou o elenco em uma entrevista coletiva após uma goleada por 5 a 0 sofrida para o Grêmio.

Quem assumiu foi o então auxiliar Thiago Kosloski, que embalou três vitórias seguidas e deu um respiro momentâneo. Ele foi efetivado, mas não sobreviveu até o fim do Brasileiro e saiu após 23 jogos, com oito vitórias, um empate e 14 derrotas.

Compartilhe