Esportes
Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de Futebol; Curitiba fica de fora das sedes
Foto: Divulgação/Fifa

Brasil sediará Copa do Mundo Feminina de Futebol; Curitiba fica de fora das sedes

Essa será a primeira vez que a competição será disputada na América do Sul.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 17 de maio de 2024 - 10:08

O Brasil vai sediar a 10ª edição da Copa Feminina de Futebol em 2027. O anúncio foi divulgado pela Fifa, entidade máxima do futebol mundial, na madrugada desta sexta-feira (17), no horário de Brasília. Essa será a primeira vez que a competição será disputada na América do Sul.

Curitiba ficou de fora das cidades-sedes escolhidas para receber os jogos – veja a relação completa de estádios abaixo.

A candidatura brasileira venceu a disputa com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.

Uma comitiva verde e amarela esteve presente no 74º congresso da entidade, em Bangkok, na Tailândia, onde o Brasil foi oficializado como país-sede do evento e comemorou muito a escolha.

“O Brasil está pronto! Nossas jogadoras nasceram prontas! Está será a copa do Brasil, mas também de toda a América do Sul. E marcará um novo momento para o futebol feminino em nosso Continente”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

Na avaliação do ministro, o Copa do Mundo Feminina no país será uma oportunidade ímpar para promover a igualdade de gênero e o desenvolvimento do futebol feminino brasileiro.

Fufuca destaca, ainda, que a Copa confirma que o Governo Brasileiro, ao criar medidas de incentivo à prática para maior valorização e popularização do futebol praticado por meninas e mulheres, “está no caminho certo”.

Por fim, o ministro do Esporte fez questão de mencionar a luta do povo gaúcho em enfrenta a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, estado que está na lista dos que vão sediar jogos da Copa.

“Queremos dedicar essa vitória também aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que certamente será um dos estados-sede da Copa Feminina de 2027. Neste momento quero reiterar o compromisso do presidente Lula e do Governo Federal em ajudar a reconstruir o estado. Não mediremos esforços para que o nosso povo se reerga no menor tempo possível e que possamos juntos comemorar outras vitória do Brasil”, concluiu o ministro.

Copa do Mundo Feminina no Brasil

A Copa do Mundo Feminina será disputada entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Dez dos 12 estádios do Mundial masculino de 2014 serão aproveitados – as exceções são a Arena das Dunas, em Natal, e a Ligga Arena, em Curitiba.

O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os demais estádio que vão receber jogos são:

  • Neo Química Arena, em São Paulo
  • Mané Garrincha, em Brasília
  • Mineirão, em Belo Horizonte
  • Arena Fonte Nova, em Salvador
  • Beira-Rio, em Porto Alegre
  • Arena da Amazônia, em Manaus
  • Arena Pantanal, em Cuiabá
  • Arena Castelão, em Fortaleza
  • Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)

Compartilhe