Geral
Zanin será indicado ao STF por Lula, diz presidente do Senado

Zanin será indicado ao STF por Lula, diz presidente do Senado

Advogado de Lula na Lava Jato, Zanin herda a cadeira na Suprema Corte deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 1 de junho de 2023 - 12:32

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, disse hoje (1) que o advogado Cristiano Zanin foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir uma cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal).

“Me encontrei ontem com o Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal”, disse Pacheco.

Zanin vai assumir a cadeira na Corte após a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, oficializada em abril deste ano. 

A indicação passa por aprovação no Senado. Com isso, Zanin deve passar por uma sabatina e ter o nome aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e no plenário do Senado.

Na avaliação de Pacheco, o nome de Zanin “reúne condições e tem os predicados para ser ministro do Supremo”.

Vale lembrar que Cristiano Zanin foi o advogado de defesa de Lula durante toda a Operação Lava Jato, incluindo o período que o petista ficou preso na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba. Além disso, Zanin ainda levou o caso de Lula à ONU (Organização das Nações Unidas).

Compartilhe