Geral
Vereadores de Curitiba aprovam fim das multas por aglomerações em filas

Vereadores de Curitiba aprovam fim das multas por aglomerações em filas

Foi aprovado por unanimidade, com 33 votos favoráveis, o projeto que retira dos empresários a obrigação de manter o dist..

Redação - terça-feira, 16 de novembro de 2021 - 16:51

Foi aprovado por unanimidade, com 33 votos favoráveis, o projeto que retira dos empresários a obrigação de manter o distanciamento social em filas dentro ou fora dos estabelecimentos comerciais de Curitiba.

A proposta apresentada pelo líder da prefeitura no Legislativo, vereador Pier Petruziello (PTB), tramitou em regime de urgência e foi votada nesta terça-feira (16).

Na Câmara Municipal, os parlamentares debateram a atualização da lei anticovid de Curitiba, de forma a equiparar as normas aos decretos vigentes.

Com a revogação de trechos da legislação, a Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) deixará de multar estabelecimentos que não controlam o distanciamento social mínimo de 1,5 metro nas filas.

Além disso, foram retirados da lei os trechos que proibiam a participação ou promoção de eventos que geram aglomerações e a promoção de eventos de massa.

+ LEIA TAMBÉM: Curitiba confirma primeiros dias sem mortes de moradores por covid-19

“Mesmo com as mudanças , se houver necessidade a prefeitura ainda poderá retomá-las, graças ao artigo 3º, por decreto”, adiantou Amália Tortato (NOVO), autora da emenda também votada nesta terça-feira (16).

Outras medidas de prevenção à covid-19, como o uso obrigatório de máscara, por exemplo, continuam valendo.

A proposta original e as emendas que flexibilizam as regras de controle da pandemia do coronavírus voltam à pauta da Câmara Municipal de Curitiba nesta quarta-feira (17) para votação em segundo turno.

*Com informações da CMC

Compartilhe