Geral
Vereador do PT pode ter mandato cassado após manifestação em Igreja de Curitiba

Vereador do PT pode ter mandato cassado após manifestação em Igreja de Curitiba

Ao liderar uma manifestação que entrou em uma Igreja de Curitiba, o vereador Renato Freitas virou alvo de um processo para a cassação do mandato.

Vinicius Cordeiro - segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022 - 16:36

O vereador Renato Freitas, do PT (Partido dos Trabalhadores), virou alvo de um pedido de cassação de mandato na Câmara Municipal de Curitiba. O processo foi aberto pelo vereador Éder Borges (PSD) e conta com o apoio de outros parlamentares. 

O pedido é motivado pela liderança de Renato Freitas em uma manifestação que ocorreu no último sábado (5), m frente à Igreja de Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem.

O protesto, contra o assassinato do congolês Moïse Kabagambe no Rio de Janeiro, foi marcado na parte de fora da Igreja. No entanto, os manifestantes entraram no templo. Segundo o padre Luiz Haas, uma missa estava sendo celebrada no momento da ação, que foi classificada pelos religiosos como invasão. 

Em nota de repúdio, a Arquidiocese de Curitiba afirmou que o episódio agrediu a lei e a livre cidadania, além de contar com “agressividades e ofensas” e que “é fácil ver quem as estimulou”

“Solicitados a não tumultuar o momento litúrgico, lideranças do grupo instaram a comportamentos invasivos, desrespeitosos e grotescos”, relatou. 

VEREADOR RENATO FREITAS NEGA QUE HOUVE INVASÃO EM IGREJA DE CURITIBA

Renato Freitas diz que a manifestação foi pacífica e que a entrada foi pacífica. Além disso, alega que um diácono responsável pela Igreja solicitou que os manifestantes fossem para outro local, sob a justificativa de que o ato não deveria coincidir com a saída dos religiosos da missa que havia se encerrado.

“Gostaria de ressaltar que não houve invasão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, pois ela se encontrava aberta e a missa já havia terminado”, conta o petista.

“Entramos na Igreja como parte simbólica da manifestação e de forma pacifica enfatizamos que nenhum preceito religioso supera o amor e a valorização da vida, todas as vidas, inclusive as negras”, completou o vereador em post publicado no Instagram. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Renato Freitas (@renatofreitasvereador)

Compartilhe