Geral
Vereador de Guarapuava é denunciado por rachadinha

Vereador de Guarapuava é denunciado por rachadinha

Segundo a acusação do Ministério Público, o vereador Sidão Oreiko se beneficiava ilegalmente de parte dos salários de servidores

Angelo Sfair - sexta-feira, 18 de agosto de 2023 - 17:15

O vereador Sidão Oreiko (União Brasil), de Guarapuava, na região central do Paraná, foi denunciado pelo Ministério Público por um suposto esquema de rachadinha.

Investigações do Gepatria (Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público) apontam que o parlamentar ficava com parte dos salários de servidores lotados no gabinete dele.

Em meio às investigações, em novembro de 2022, Sidão Oreiko chegou a ser afastado da Câmara Municipal de Guarapuava. Ele retomou o mandato um mês depois.

Na petição inicial apresentada à 1.ª Vara Criminal de Guarapuava, o Ministério Público também indicou a participação da esposa e irmão do acusado.

A denúncia foi apresentada à polícia por uma então servidora do gabinete de Sidão. Segundo ela, o parlamentar a obrigava a devolver parte do salário recebido.

A “rachadinha”, segundo a denúncia, acontecia por meio da compra de alimentos e doces para doações, ou por meio de depósito de valores na conta de pessoas indicadas pelo vereador.

A acusação apresentada à Justiça denuncia nove atos de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito dos réus. A reportagem tenta contato com a defesa dos acusados.

Compartilhe