Federal
STF autoriza transporte público gratuito no segundo turno
Foto: Geraldo Bubniak

STF autoriza transporte público gratuito no segundo turno

Prefeituras e concessionárias podem oferecer o serviço voluntariamente, sem favorecimento de nenhum grupo político, para garantir o direito ao voto.

Redação - quarta-feira, 19 de outubro de 2022 - 08:01

O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou prefeituras e empresas concessionárias para oferecerem, voluntariamente, o serviço de transporte público de forma gratuita no segundo turno das Eleições, no próximo dia 30.

A decisão foi proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, nesta terça-feira (18). Conforme o órgão, os prefeitos que adotarem a medida não poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa ou crime eleitoral.

O ministro completou que se trata da garantia constitucional do direito de voto e, por isso, não pode haver qualquer discriminação de posição política.

Em Curitiba, a prefeitura liberou passe livre no primeiro turno do pleito eleitoral, sem a cobrança da tarida de R$ 5,50 para o transporte coletivo, como forma de garantir o deslocamento dos eleitores na Capital.

Barroso atendeu pedido feito pelo partido Rede Sustentabilidade. O partido argumentou que o elevado índice de abstenção no primeiro turno estava associado à crise econômica e à pobreza, o que impacta no direito do voto dos mais vulneráveis. Por isso, requereu o transporte gratuito e universal no segundo turno.

Ao analisar o caso, o ministro Barroso frisou que prefeituras e concessionárias podem oferecer o serviço voluntariamente, sem favorecimento de nenhum grupo político, para garantir o direito ao voto.

Ainda conforme Barroso, veículos públicos e ônibus escolares podem ser usados para o transporte, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá, se entender necessário, regulamentar a atuação dos municípios e empresas de transporte para garantia da segurança jurídica dos envolvidos e para coibir eventuais abusos de poder político.

Compartilhe