Estadual
Sequência de votos na urna: veja como votar neste domingo

Sequência de votos na urna: veja como votar neste domingo

Uma das principais dúvidas dos eleitores para votar corretamente nas Eleições 2022 é: qual a sequência na urna eletrônica?

Pedro Melo - sábado, 1 de outubro de 2022 - 19:00

Os 156 milhões de brasileiros vão as urnas neste domingo (02) para escolher os seus representantes nas eleições 2022. Uma das principais dúvidas dos eleitores para votar corretamente é: qual a sequência na urna eletrônica?

Confira abaixo qual a ordem de votação e quantos números precisa digitar:

  • Deputado federal: quatro dígitos, sendo os dois primeiros do partido e os dois últimos do candidato
  • Deputado estadual ou deputado distrital: cinco dígitos, sendo os dois primeiros do partidas e os três últimos do candidato
  • Senador: três dígitos, sendo os dois primeiros do partido
  • Governador: dois dígitos
  • Presidente: dois dígitos

A ordem não pode ser modificada. Por exemplo, quando for votar para presidente da República, que é o último da lista, obrigatoriamente precisa ter votado em um candidato, branco ou nulo nos deputados, no senador e no governador. Vale ressaltar que quem votar branco e nulo para um cargo, não anula o voto dado a outro candidato.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que o eleitor ou eleitora deve prestar atenção na tela da urna eletrônica para votar no cargo indicado. Se errar o número, a urna entenderá que a pessoa quer anular o voto. 

A sugestão é que a pessoa leva uma “cola eleitoral” com os números dos candidatos escolhidos na ordem correta em um papel. Vale lembrar que o eleitor não pode usar o aparelho celular, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer equipamento que possa comprometer o sigilo de voto.

ELEITOR PODE SIMULAR SEQUÊNCIA DE VOTOS ANTES DE IR AO LOCAL DE VOTAÇÃO

O TSE disponibilizou um simulador de votação na urna eletrônica para as Eleições 2022. Assim, os eleitores podem treinar como vão votar.

O simulador foi criado pelo TSE nas Eleições de 2014 e ajuda a não errar os votos e a reduzir o tempo na urna eletrônica. Isso porque o treinamento permite que o eleitor tenha maior compreensão, por exemplo, da ordem dos votos.

Para acessar ao simulador da urna eletrônica, o eleitor tem que entrar no portal do TSE e seguir todas as orientações para começar a votar. Existe a possibilidade de treinar para os dois turnos.

O primeiro turno das Eleições de 2022 acontece no dia 02 de outubro, com votação entre 8h e 17h. Já o segundo turno é no dia 30 de outubro.

Compartilhe