Geral
Rosa Weber é eleita presidente do STF para mandato de dois anos

Rosa Weber é eleita presidente do STF para mandato de dois anos

Atual vice-presidente da Corte, a ministra Rosa Weber vai substituir Luiz Fux para um novo mandato de dois anos, mas deixará o STF em 2023

Redação - quarta-feira, 10 de agosto de 2022 - 16:48

A ministra Rosa Weber foi eleita, nesta quarta-feira (10), a nova presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Ela deve substituir Luiz Fux, que deixará o comanda da Corte após cumprir o mandato de dois anos. A posse está marcada para sexta-feira (12).

Apesar do mandato ser válido até 2024, Rosa Weber deve deixar o STF até outubro de 2023, quando completará 75 anos, idade limite para os magistrados atuarem na Corte.

Após a votação, a ministra recebeu os cumprimentos dos colegas e afirmou que está honrada em comandar o STF. A eleição é simbólica porque a ministra ocupa atualmente o cargo de vice-presidente.

“Em especial nesses tempos tumultuados que estamos vivendo, o exercício desse cargo trata-se de um imenso desafio. Vou procurar desempenhá-lo com toda seriedade e com a certeza o apoio de Vossas Excelências, que para mim será fundamental. Sempre na defesa da integridade e da soberania da Constituição e do regime democrático”, declarou.

Com a posse de Rosa Weber, o cargo de vice-presidente será exercido pelo ministro Luís Roberto Barroso.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe