Municipal
Renato Freitas denuncia e-mail com ameaças e falas racistas

Renato Freitas denuncia e-mail com ameaças e falas racistas

Além dele, os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania) e Carol Dartora (PT) também foram alvos do conteúdo criminoso.

Rafael Nascimento - terça-feira, 10 de maio de 2022 - 10:58

Um e-mail com ameaças e falas racistas contra vereadores será alvo de investigação na Câmara Municipal de Curitiba. Entre os alvos da mensagem está o parlamentar Renato Freitas (PT), que responde a um Processo Ético Disciplinar e poderá ter o mandado cassado nesta terça-feira (10).

De acordo com a CMC, o caso foi denunciado por Renato Freitas. Além dele, os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania) e Carol Dartora (PT) também foram alvos do conteúdo criminoso. O e-mail teria sido disparado de um e-mail institucional da Câmara.

O autor da mensagem ainda não é conhecido. Na sessão plenária de hoje, o presidente da casa, Tico Kuzma (Pros), classificou como “inaceitável” e “criminoso” o uso indevido do e-mail institucional do Legislativo para ataques racistas aos vereadores da capital do Paraná.

“Deixo a minha solidariedade ao vereador Renato, ao vereador Herivelto e à vereadora Carol Dartora pelo conteúdo do e-mail. Esta Casa fará de tudo para apurar os fatos e já estamos tomando providências”, frisou Kuzma.

O presidente da CMC informou ter recebido manifestação do vereador Renato Freitas denunciando o recebimento do e-mail e outra, de Sidnei Toaldo (Patriota), negando com veemência a autoria da mensagem. Toaldo também prometeu lavrar um Boletim de Ocorrência sobre o ocorrido. “A CMC disponibilizará todas as informações necessárias às autoridades para a apuração do ocorrido, com o fim de proteger a segurança de dados de todos os usuários dessa Casa”, completou Tico Kuzma.

A corregedoria da Câmara deve apurar a autenticidade da mensagem e seu remetente.

Confira a íntegra da manifestação do presidente da CMC:

A Câmara Municipal de Curitiba, em virtude do comunicado recebido pelo Gabinete da Presidência, formalizado pelo Vereador Renato Freitas, onde consta que o mesmo recebeu e-mail, supostamente enviado pelo Vereador Sidnei Toaldo, com palavras injuriosas e desabonatórias, vem, preliminarmente manifestar a indignação quanto ao teor do manifesto. Cumpre esclarecer que o Vereador Sidnei Toaldo, também em manifesto dirigido à Presidência, nega com veemência a autoria e o envio do referido e-mail e esclarece que esta formalizando Boletim de Ocorrência para apuração do ocorrido e penalização dos autores. Finalmente, destaco que bem serão disponibilizadas todas as informações necessárias as autoridades para apuração do ocorrido e com o fim de proteger a segurança de dados de todos os usuários desta Casa.

Compartilhe