Federal
Ratinho Junior participa de reunião com Lula em Brasília

Ratinho Junior participa de reunião com Lula em Brasília

Esse foi o primeiro encontro entre o governador e o chefe do Executivo; a reunião foi pautada pela defesa da democracia, após os atos golpistas registrados em Brasília.

Rafael Nascimento - terça-feira, 10 de janeiro de 2023 - 07:38

Ratinho Junior (PSD) esteve em Brasília para participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite desta segunda-feira (9). Esse foi o primeiro encontro entre o governador do Paraná e o chefe do Executivo.

A reunião foi pautada pela defesa da democracia, após os atos golpistas registrados em Brasília no domingo (8).  Inicialmente, Ratinho Junior não iria comparecer ao encontro por conflito de agenda. No entanto, como seria o único dos 27 governadores a não comparecer presencialmente, resolveu os compromissos e foi à Capital Federal.

Além do presidente eleito e governadores, a reunião contou ainda com a presença dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, da Câmara dos Deputados, Artur Lira, e do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (em exercício), e de outros 26 governadores ou representantes.

As autoridades reforçaram também a necessidade de continuar com as medidas de desmobilização de atos que insuflam posicionamentos antidemocráticos

Logo após a reunião, os governadores foram pessoalmente à sede do STF e viram a depredação no local.

O presidente eleito democraticamente nas urnas agradeceu a presença dos governadores e, sobretudo, do fortalecimento da democracia após o encontro.

“Hoje (ontem), fizemos uma reunião com os 27 governadores, que vieram prestar solidariedade ao Brasil e à democracia. Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos. Muito obrigado”, afirmou Lula.

Atos golpistas em Brasília

Os atos de vandalismo do último domingo (8) em Brasília deixaram os prédios dos Três Poderes depredados. Os danos ainda estão sendo calculados.

Ainda na noite de domingo, Lula decretou intervenção federal no Distrito Federal. Mais cedo, a Capital Federal foi alvo de atos antidemocráticos por manifestantes bolsonaristas, intitulados “patriotas”, que invadiram e depredaram prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF.

Os manifestantes estavam acampados diante do Quartel-General do Exército, na Capital Federal, e rumaram às sedes dos Três Poderes.

O grupo iniciou a invasão pelo Congresso, e depois se dirigiram ao Palácio do Planalto, onde entraram em uma parte do complexo e perduraram bandeira do Brasil em uma janela.

Em seguida, o grupo seguiu até o STF. Houve depredação do patrimônio público nos três locais.

Nesta segunda-feira (9), o acampamento golpista em Brasília foi desmobilizado, após ordem do ministro Alexandre de Moraes do STF. Mais de 1.200 manifestantes de extrema-direita foram levados à superintendência da Polícia Federal.

Compartilhe