Geral
Projeto na CMC quer mudar nomes de ruas alusivas ao período militar no Brasil

Projeto na CMC quer mudar nomes de ruas alusivas ao período militar no Brasil

Nomes de ruas, praças e avenidas que façam alusão a personalidades do período militar do Brasil podem ser alterados em b..

Redação - quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020 - 22:55

Nomes de ruas, praças e avenidas que façam alusão a personalidades do período militar do Brasil podem ser alterados em breve. Isso graças a um projeto em tramitação na CMC (Câmara Municipal de Curitiba) de autoria da vereadora Maria Leticia (PV).

“Exaltações prestadas em tempos antidemocráticos da nossa história, para violadores de direitos humanos e dos princípios democráticos, devem ser revistas e coibidas, para que se prestigie o restabelecimento da verdade histórica, da memória às vítimas de torturas e de violações de direitos e para que se consolide a valorização dos marcos democráticos do país”, explicou a vereadora.

Dessa forma, o projeto incluiria um parágrafo no artigo 3° da lei municipal 8.670/1995, que dispõe sobre os logradouros de Curitiba. Esse item determinaria a proibição da homenagem para pessoas que tenham praticado atos contra a humanidade, como tortura, exploração do trabalho escravo ou infantil e violações contra os direitos humanos.

Legislação semelhante já foi implantada em Campinas, no interior de São Paulo. Para Maria Leticia, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade deixa claro que houve grave violações aos direitos humanos no Brasil entre os anos de 1946 e 1988.

Na última legislatura municipal, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da CMC arquivou projeto semelhante do então vereador Pedro Paulo. A justificativa à época foi evitar possíveis transtornos à população com a mudança nos logradouros, além dos custos financeiros para atualização das placas.

Compartilhe