Estadual
Veja detalhes do projeto do VLT em Curitiba, novo modelo de transporte metropolitano
Foto: VLT Carioca

Veja detalhes do projeto do VLT em Curitiba, novo modelo de transporte metropolitano

A modalidade de transporte sustentável, difundida em grandes cidades globais, vai ligar a Capital à São José dos Pinhais

Rafael Nascimento - quarta-feira, 8 de maio de 2024 - 07:34

O Governo do Paraná apresenta nesta quarta-feira (8) o projeto do VLT – veículo leve sobre trilhos – em Curitiba. A modalidade de transporte sustentável, difundida em grandes cidades globais, vai ligar a Capital à São José dos Pinhais, na Região Metropolitana.

O anúncio do projeto de implantação do VLT será feito pela Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná), órgão que gere o transporte metropolitano, no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.

O novo sistema que ligará Curitiba à São José dos Pinhais será o primeiro do tipo VLT implantado no Paraná.

Conforme a Amep, a linha do VLT terá 21,5 km de extensão, permitindo uma conexão rápida entre o Aeroporto Afonso Pena e o Terminal Central, ambos em São José dos Pinhais, com pontos estratégicos e de alto fluxo de passageiros de Curitiba:

  • Terminal do Boqueirão
  • Terminal do Carmo
  • Terminal do Hauer
  • Linha Verde
  • Tribunal Regional Eleitoral
  • UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Centro Cívico

Uma vez ativo, o VLT deverá substituir o BRT, Bus Rapid Transit, na sigla em inglês, do eixo Boqueirão, que atualmente é feito com ônibus à combustão.

VLT em Curitiba: investimentos na ordem de R$ 2,5 bilhões

A implantação do sistema VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais, também chamado de VLT Expresso Metropolitano, é grupo de uma parceria entre o Governo do Paraná e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A estruturação e modelagem da concessão para implantação foi realizado por um consórcio de empresas privadas, contratadas pelo BNDES. O grupo de trabalho realizou estudos de viabilidade técnica, entregues ao Estado.

Em outra frente, o secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), esteve em abril em Lyon, na França, para conhecer de perto o sistema VLT na cidade.

O próximo passo do projeto do VLT em Curitiba será o leilão de concessão do novo modelo de transporte. O trâmite será realizada na B3 (Bolsa de Valores), em São Paulo, com previsão inicial de cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos.

Compartilhe