Municipal
Projeto de lei quer priorizar convenções coletivas em editais de contratação
Divulgação/CMC

Projeto de lei quer priorizar convenções coletivas em editais de contratação

Proposta da Câmara de Curitiba abrange negociação de mão de obra terceirizada

Mirian Villa - sábado, 18 de maio de 2024 - 08:57

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba quer estabelecer regras quando houver publicação de edital para a contratação de serviços de terceiros. A proposta abrange licitações para a negociação de mão de obra terceirizada e obriga que editais cumpram com acordos firmados pelas entidades sindicais representativas da categoria a ser contratada. 

Esses acordos, conforme estabelecido na CLT (Consolidação das Lei do Trabalho), devem prevalecer na execução de editais de contratação profissional. O autor da proposta, vereador Osias Moraes (PRTB), menciona uma decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) que reconhece a “supremacia das negociações coletivas sobre a legislação infraconstitucional em questões de Direito do Trabalho”. 

O projeto de lei visa garantir que as regras das convenções coletivas sejam consideradas na apresentação de propostas e na definição de valores. Com isso, pretende-se resguardar os direitos trabalhistas adquiridos pelos prestadores de serviços terceirizados “bem como o princípio da igualdade entre os licitantes, a justa concorrência e o equilíbrio contratual”, diz o texto (005.00046.2024).  

Além disso, o texto proposto determina que mudanças decorrentes de nulidades, revisões ou revogações das cláusulas conveniadas também sejam respeitadas durante o contrato. Caso aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo, a norma entre em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial do Município.

*Com assessoria.

Compartilhe