Estadual
Projeto de lei prevê a inclusão de jovens com deficiência em estágios no Paraná
Foto: Reprodução

Projeto de lei prevê a inclusão de jovens com deficiência em estágios no Paraná

Conforme o texto, 10% das vagas de estágio seriam destinadas à estudantes deficiência no Estado.

Rafael Nascimento - terça-feira, 28 de novembro de 2023 - 10:29

Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná prevê a inclusão de jovens portadores de deficiências em estágios no Estado. Conforme o texto, 10% das vagas de estágio seriam destinadas à estudantes com necessidades especiais.

A proposição foi protocolada na Alep pelo deputado Douglas Fabrício (Cidadania). As vagas ofertadas devem ser oferecidas aos estagiários pelo Governo do Paraná, por meio da Central de Estágios.

Segundo o projeto, fica assegurado aos jovens estudantes com deficiência o percentual de 10% das vagas oferecidas para estagiários que estejam cursando o ensino regular em instituições de educação superior, profissional, ensino médio, educação especial, anos finais do ensino fundamental e na modalidade profissional da educação de jovens e adultos nos órgãos da Administração Pública Direta, Indireta, bem como as Fundações e serviços Sociais Autônomos.

Projeto de lei é de autoria do deputado estadual Douglas Fabrício. Foto: Divulgação/Alep

O deputado afirma que a medida pode beneficiar milhares de jovens portadores de necessidades especiais no Paraná, como um instrumento de inclusão ao mercado de trabalho.

“O projeto que protocolamos se justifica pelo fato dele ser um instrumento de inclusão social de jovens portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. A atividade de estagiário tem sua função formadora e inclusiva ao mercado de trabalho garantido. É uma oportunidade para milhares de jovens paranaenses”, destaca Douglas Fabrício.

No período entre 2019 e 2023, mais de 14.330 estudantes fizeram estágio remunerado no Paraná, por meio da Central de Estágio. Neste ano, cerca de três mil alunos passaram por alguma instituição da estrutura do Estado.

Atualmente, a Central de Estágio mantém em seu cadastro mais de 4.400 instituições cadastradas.

Compartilhe