Federal
PF cumpre mandados no Paraná e outros estados em nova ação contra atos golpistas

PF cumpre mandados no Paraná e outros estados em nova ação contra atos golpistas

Em 8 de janeiro, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados por manifestantes intitulados de “patriotas”.

Rafael Nascimento - terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 - 08:31

A Polícia Federal realiza, nesta terça-feira (14), uma nova ação contra pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília.

Na oportunidade, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados por manifestantes intitulados de “patriotas”.

Conforme a PF, estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, no Paraná, Goiás, Minas Gerais, Sergipe e São Paulo. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Dois mandados são cumpridos no Paraná, ambos em Londrina, no Norte do estado, sendo um de prisão preventiva e outro de busca e apreensão.

A ação ocorre no âmbito da Operação Lesa Pátria. Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A PF informou, ainda, que as investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente.

Denúncias

A população que tiver informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro em Brasília, podem encaminha-las para a PF por meio do e-mail [email protected].

Compartilhe