Política
Pesquisa sobre candidatos a prefeito de Curitiba é impugnada pela Justiça Eleitoral
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Pesquisa sobre candidatos a prefeito de Curitiba é impugnada pela Justiça Eleitoral

Juíza suspendeu a veiculação dos dados.

paranaportal - quinta-feira, 25 de abril de 2024 - 19:05

Foi impugnada a pesquisa de intenções de votos dos candidatos a prefeito de Curitiba nas Eleições 2024 divulgada hoje (25) pelo Atlas Intel, em parceria com a CNN Brasil. A decisão é da juíza eleitoral Cristine Lopes, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, que suspendeu a veiculação dos dados.

A magistrada deferiu o pedido pela impugnação da pesquisa que foi feito pelo Mobiliza, antigo PMN (Partido da Mobilização Nacional). A legenda tem o ex-governador Roberto Requião como pré-candidato, que não foi incluído na pesquisa eleitoral.

No pedido, o Mobiliza sustentou que a não inclusão do nome do candidato tornou a pesquisa parcial e não retrata a fiel realidade política dos eleitores. Nesse sentido, o partido defendeu que os dados não devem ser divulgados.

“Sob tal prisma, tenho que em análise inicial e em caráter liminar, o fato de não incluir o nome de potencial candidato às eleições, que já afirmou sua pré-candidatura publicamente, acaba por macular a pesquisa, já que passível de causar favorecimento de um ou outro candidato em detrimento dos demais, bem como a manipulação e o direcionamento do eleitor quanto aos futuros candidatos do nicho eleitoral pesquisado”, diz trecho da decisão.

Respeitando a decisão judicial, o Paraná Portal excluiu permanentemente a matéria e as postagens nas redes sociais com os dados da pesquisa.

Compartilhe