Geral
Pedido de vista adia discussão sobre privatização da Copel na Alep

Pedido de vista adia discussão sobre privatização da Copel na Alep

Deputados contrários à proposta afirmam que o projeto tem o claro objetivo de privatizar a Copel (Companhia Paranaense de Energia), o que o governo nega

Redação - terça-feira, 22 de novembro de 2022 - 20:20

O projeto de lei que propõe a privatização da Copel (Companhia Paranaense de Energia) foi adiada após um pedido de vista da Comissão de Finanças da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná).

O texto prevê a transformação da estatal em corporação. Os deputados contrários à mudança argumentam que o texto tem o intuito de privatizar a Copel.

A proposta, encaminhada pelo Poder Executivo em regime de urgência, além da transformação da companhia em corporação, também pretende mudar o capital da empresa de aberto para disperso.

A liderança do Governo do Paraná nega essa possibilidade e afirma que o estado vai continuar tendo o controle majoritário sobre a companhia. A previsão é que o tema seja retomado nesta quarta-feira (23).

A Assembleia Legislativa também discute essa semana outras 15 propostas encaminhadas pelo governo do estado em regime de urgência.

Entre eles estão um projeto que aumenta a chamada alíquota modal do ICMS, de 18% para 19%, e a criação de secretarias estaduais.

Serão criadas nove secretarias, desmembradas a partir da estrutura atual, e cargos equivalentes para o gerenciamento das novas políticas públicas.

O objetivo, de acordo com o Governo do Paraná, é melhorar o atendimento ao cidadão e a eficiência da máquina pública.

Entre as novas secretarias estão Justiça e Cidadania; Ação Social e Família; Mulher e Igualdade Racial; Cultura; Esporte; Turismo e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Nessa mudança, algumas superintendências criadas na reforma administrativa em 2019 passam a ter status de Secretaria.

Esse pacote de propostas deve ser votado em plenário até quinta-feira (24).

*Com informações da BandNews FM

Compartilhe