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Pedágio: na Casa Civil, deputados defendem revisão do modelo de concessão

Pedágio: na Casa Civil, deputados defendem revisão do modelo de concessão

Grupo diz entender a urgência do tema, mas afirma que a pressa não pode impor um modelo ruim de pedágio para os próximos 35 anos

Guilherme Grandi - segunda-feira, 6 de março de 2023 - 19:15

Uma comitiva de parlamentares paranaenses se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), para debater o novo modelo de concessão das rodovias do Paraná. O objetivo do encontro, realizado nesta segunda-feira (6), em Brasília, era defender um modelo econômico de pedágio que garanta tarifas mais baixas, obras de infraestrutura e rodovias de qualidade.

O ministro Rui Costa recebeu dois membros da Frente Parlamentar dos Pedágios da Assembleia Legislativa do Paraná, Arilson Chiorato (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD). Também participaram do encontro o deputado federal Enio Verri (PT) e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Além da ala política, o economista Luiz Antonio Fayet representou a ala técnica da discussão. Segundo o grupo, é necessário revisar o modelo defendido pelo Governo do Paraná, com um período de concessão de 35 anos, que prevê a construção de 15 novas praças de pedágio e tarifas que podem superar as antigas.

Coordenador da Frente Parlamentar do Pedágio na Alep, Arilson Chiorato afirma existir um entendimento de que há condições para fazer mudanças técnicas na modelagem econômica para baixar a tarifa e garantir obras.

Temos que ter todo o tempo necessário para fazer as mudanças em prol da população para não impor um contrato de 35 anos contra o povo do Paraná. Claro, sabemos da necessidade de realizar o mais rapidamente possível um contrato de manutenção das rodovias e também da volta de um pedágio com tarifa baixa, com obras e com segurança”, disse ele.

“Seguimos nessa combinação: celeridade, mas com atenção”, concluiu o deputado.

Os apontamentos técnicos discutidos na Casa Civil também foram levados ao presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vistale, e ao superintendente de concessões da agência, Marcelo Fonseca.

Enquanto a Casa Civil lidera a discussão política da modelagem do pedágio das rodovias do Paraná, cabe à ANTT formatar o programa de licitação dos seis lotes que serão leiloados.

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