Geral
PDT confirma candidatura de Ricardo Gomyde ao governo do Paraná

PDT confirma candidatura de Ricardo Gomyde ao governo do Paraná

Oficialização da candidatura foi comunicada na convenção nacional do PDT, que também confirmou o nome de Ciro Gomes.

Vinicius Cordeiro - quarta-feira, 20 de julho de 2022 - 20:00

O presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista), Carlos Lupi, confirmou hoje (20) que o partido terá o ex-deputado federal Ricardo Gomyde como candidato nas Eleições 2022 na disputa ao governo do Paraná.

A informação foi confirmada na convenção nacional do PDT, realizada nesta quarta-feira em Brasília, no Distrito Federal. O evento ainda oficializou o ex-ministro Ciro Gomes como candidato para presidente da República

Com isso, a disputa pelo Palácio do Iguaçu segue com oito nomes – veja a lista abaixo. Vale lembrar que César Silvestri Filho, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarapuava, deixou a disputa.

VEJA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2022

LISTA DOS PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO DO PARANÁ NAS ELEIÇÕES 2022

Ex-vereador de Londrina e ex-deputado federal, Eduardo Petriv é mais conhecido como Boca Aberta.

Em 2017, ele teve o mandato de vereador cassado por quebra de decoro parlamentar. O processo o deixou inelegível pelo prazo de oito anos, mas, em 2018, ele teve a candidatura registrada por força de uma liminar concedida pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) que suspendeu os efeitos da cassação. Assim, conseguiu se eleger deputado federal.

Contudo, ele voltou a ser cassado – desta vez pelo TSE, por causa da cassação enquanto vereador. Boca Aberta é conhecido por propostas polêmicas, como amputar as mãos de políticos condenados por crimes de abuso de poder ou corrupção.

Filho do apresentador Ratinho, o atual governador do Paraná tem 41 anos e é filiado ao PSD. 

Formado em Marketing e Propaganda, foi eleito deputado estadual em 2022 e depois teve dois mandatos como deputado federal. Na administração estadual, Ratinho Junior atuou na chefia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) durante a gestão do ex-governador Beto Richa.

Em 2018, venceu a eleição para governador do Paraná no primeiro turno.

Apoiador ferrenho do presidente Jair Bolsonaro, o atual deputado federal ganhou destaque como integrante do MBL (Movimento Brasil Livre) em 2016.

Nascido em Londrina e advogado, Filipe Barros já foi vereador e é filiado ao PL (Partido Liberal). 

Professor, Flávio Arns tem 71 anos e também é experiente na política. Atual senador pelo Podemos, foi deputado federal em três mandatos seguidos, teve papel como vice-governador de Beto Richa em 2010.

Com o trabalho voltado para pessoas com deficiência, Flávio Arns também foi presidente da Federação Nacional das APAE e da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais.

Candidata do PSOL, Angela Machado ficou conhecida na defesa dos professores no confronto com a polícia realizado no dia 29 de abril de 2015. A classe protestava contra a reforma da Previdência e o episódio acabou marcado como “Batalha do Centro Cívico” e deixou mais de 200 pessoas feridas.

Angela já disputou eleições para vereadora e deputada estadual, mas não foi eleita nenhuma vez até hoje.

Gomyde foi deputado federal nos anos 90 e assessor do Ministério dos Esportes na gestão da presidenta Dilma Rousseff (PT). Em 2014, perdeu a disputa pelo Senado ao ficar ficar em segundo lugar, com 12% dos votos, para Álvaro Dias.

Requião tem longa trajetória na política e volta a disputar o cargo de governador aos 81 anos e filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores). 

Em 2018, perdeu a eleição para senador. No entanto, já exerceu dois mandatos no Senado Federal,  além de ter sido deputado estadual e prefeito de Curitiba. 

Formado em Jornalismo e Direito, Roberto Requião está com apoio do ex-presidente Lula e tenta desbancar o favoritismo de Ratinho Junior.

Professora de música e nascida em Maringá (PR), Solange Bueno nunca concorreu a um cargo na política e tem sua primeira corrida eleitoral neste ano.

Compartilhe