Municipal
Paraná Portal é parceiro do TRE-PR no combate à desinformação

Paraná Portal é parceiro do TRE-PR no combate à desinformação

O Paraná Portal é um dos 46 parceiros do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) no combate à desinformação duran..

Redação - segunda-feira, 10 de agosto de 2020 - 17:59

O Paraná Portal é um dos 46 parceiros do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) no combate à desinformação durante as Eleições 2020.

Através da Central de Combate à Desinformação Gralha Conferejá, do TRE-PR, parceiros entre instituições civis, órgãos públicos e veículos de imprensa, divulgarão os conteúdos selecionados e checados  no site do projeto, nos perfis oficiais do TRE-PR nas redes sociais e nas páginas das instituições parceiras. O objetivo é aumentar o alcance das publicações e, desta forma, alterar e reduzir o fluxo da desinformação sobre as Eleições 2020 nas plataformas digitais em âmbito regional.

O projeto foi lançado pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e conta com o serviço possibilita que eleitores enviem duvidas sobre o processo eleitoral, pelo aplicativo WhatsApp, para o número (41) 98700-5100.

PARCEIROS DO GRALHA CONFERE

O presidente do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, afirma que o mundo vem enfrentando uma onda de notícias falsas nos últimos anos e que essas informações acabam se agravando em período eleitoral. “A Central Gralha Confere é uma ferramenta fundamental para a checagem das publicações feitas nos diferentes meios de divulgação. O site comprovará ou não a veracidade das informações postadas e auxiliará o bom exercício democrático”, diz.

De acordo com o presidente da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Paraná), doutor Cássio Telles, “o Estado do Paraná, com essa iniciativa, sai mais uma vez na frente”. Ele ressalta que a desinformação é nociva em ambiente eleitoral, pois confunde o eleitor, atrapalha a escolha consciente e gera, muitas vezes, um linchamento moral. Portanto, segundo ele, a reação precisa ser rápida, uma vez que a velocidade de propagação das notícias, com as redes sociais, tornou-se instantânea.

O presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Michel Micheleto, acredita que o grande desafio, neste momento, é resgatar a confiança da população, abalada profundamente pela desinformação presente nas redes sociais, que afeta a todos. “É nosso papel dar importância à formação da cidadania e à qualidade da informação, portanto, a iniciativa do TRE-PR é imprescindível frente ao momento que vivemos”, afirma.

Segundo a relações públicas da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Paraná (PMPR), capitã Esperança Minervini, o acesso à informação válida e segura é uma das condições para a preservação da democracia. “A PMPR considera o projeto Gralha Confere um marco para a cidadania e para o processo democrático no nosso estado. Para nós, é uma honra poder fazer parte desta história”, diz.

“Neste pleito atípico que teremos, com os eleitores temorosos em ir a locais com muita gente e percebendo certas mudanças no processo eleitoral, a começar pela data, as dúvidas serão ainda maiores”, diz o vice-presidente da Fecomércio PR, Ari Faria Bittencourt. Ele afirma que, neste ano, tendo em vista o quadro pandêmico enfrentado pela população, um programa como este se fará ainda mais importante.

Clique aqui para conhecer todos os parceiros do projeto

Acesse o site do projeto e fique por dentro das checagens do Gralha Confere

Compartilhe