Geral
Paraná oferece ajuda a São Paulo; Chuva recorde deixou dezenas de mortos

Paraná oferece ajuda a São Paulo; Chuva recorde deixou dezenas de mortos

As chuvas causaram, pelo menos, 24 mortes. As cidades mais afetadas são do litoral norte de SP: Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga

Angelo Sfair - domingo, 19 de fevereiro de 2023 - 21:30

O Governo do Paraná ofereceu a São Paulo a disponibilização de equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para ajudar nos trabalhos emergenciais relacionados às fortes chuvas que afetam o estado paulista desde sábado (18).

Segundo a Defesa Civil do estado de São Paulo, 24 mortes foram confirmadas neste final de semana. Além disso, 566 pessoas precisaram ser retiradas de casa, entre as quais 338 necessitam de abrigos públicos.

A chuva afetou, principalmente, o litoral norte paulista. A cidade mais afetada, São Sebastião (SP), acumula 23 mortes. Em Ubatuba (SP), uma criança de sete anos foi vítima de um deslizamento de terra.

Pela internet, na noite deste domingo (19), o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), prestou solidariedade às famílias paulistas e informou que já havia entrado em contato com Tarcísio de Freitas (Republicanos) para oferecer ajuda.

“O povo do Paraná é solidário e não vai virar as costas nesse momento de dificuldade. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Paraná estão à disposição para auxílio imediato”, escreveu Ratinho.

Devido à tragédia, na noite deste domingo (19), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, todas no litoral norte paulista.

CHUVA RECORDE EM SÃO PAULO

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, em menos de 24 horas, os volumes de chuva de Bertioga e São Sebastião – 683 mm e 627 mm – são os maiores já registrados no Brasil em situações não relacionadas à ocorrência de ciclones tropicais.

Devido às chuvas, a rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) cedeu após o rompimento de uma tubulação e foi completamente interditada na altura do km 82, em Biritiba Mirim.

A cidade de São Sebastião, que registrou 23 das 24 mortes relacionadas às chuvas em São Paulo, está completamente inacessível por rodovias, segundo a Prefeitura. Todas as estradas da cidade estão interditadas.

Helicópteros das Forças Armadas e da Polícia Militar auxiliam no resgate dos atingidos e na transferência dos feridos para hospitais de Caraguatatuba e São Paulo.

Chuvas afetaram, principalmente, o litoral norte de São Paulo (Foto: Daniela Andrade/PMSS)

Compartilhe