Geral
Paraná envia helicóptero e militares para auxiliar operações em Santa Catarina

Paraná envia helicóptero e militares para auxiliar operações em Santa Catarina

A autorização foi dada por Ratinho Junior após solicitação do governador Jorginho Melo. Quatro militares embarcam nesta segunda-feira.

Vinicius Cordeiro - domingo, 8 de outubro de 2023 - 16:21

Um helicóptero do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas), com uma equipe aérea, vai ajudar nas operações de Defesa Civil em Santa Catarina, estado muito afetado pelos temporais que atingem a região Sul nesta semana.

A autorização foi dada pelo governador Ratinho Junior (PSD) e a aeronave Falcão 08 deve partir nesta segunda-feira (9). O embarque estava previsto para ainda hoje, mas as más condições do tempo adiaram a decolagem.

O apoio foi solicitado pelo governador Jorginho Melo.

“Somos estados-irmãos. O povo de Santa Catarina sabe que não há fronteira para a solidariedade dos paranaenses”, disse Ratinho.

Com a aeronave vão partir quatro militares para receber orientações das forças de segurança de Santa Catarina. O major Alexandre Creplive Zem, o  1º tenente Leonardo Andri Doris e os cabos Rudy Prestes Carvalho e Wilson Magalhães Junior deverão atuar por tempo indeterminado. 

“O Paraná presta, constantemente, ajuda a outros estados em situações de emergência. Mais uma vez, o governador se solidarizou com as condições em Santa Catarina e determinou o auxílio ao estado, assim como já ocorreu em outras ocasiões”, afirma o major.

A equipe deve se apresentar no Colégio Dom Bosco, base de operações aéreas em Santa Catarina e ajudar na região de Rio do Sul, que deve enfrentar uma enchente de 14 metros. Na noite de sábado, o Rio Itajaí-Açu chegou ao nível de 9,33 metros. As projeções no município indicam um cenário similar ao de 2011, quando o rio chegou a 12,98 metros.

CHUVAS EM SANTA CATARINA E NO PARANÁ

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 120 municípios foram afetados pelas fortes chuvas. Destes 54 já decretaram situação de emergência.

No Paraná, os temporais atingiram 35 municípios e afetaram 8.260 pessoas. Destas, 136 pessoas estão desalojadas e 63 desabrigadas. Três pessoas ficaram feridas e 1.878 casas foram danificadas.

Compartilhe