Estadual
Paraná amplia atendimentos do SUS na Grande Curitiba

Paraná amplia atendimentos do SUS na Grande Curitiba

Um convênio firmado entre a Sesa e o Hospital do Rocio prevê a disponibilidade de 150 novos leitos, exclusivos ao atendimento de pacientes da região via SUS.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 18 de agosto de 2023 - 08:36

O Governo do Paraná vai ampliar o atendimento de urgência e emergência do SUS (Sistema Único de Saúde) em Curitiba e Região Metropolitana. A medida será possibilitada por meio de um convênio firmado com o Hospital do Rocio, localizado em Campo Largo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o impacto com a novidade será de mais de 50% na aceitação dos pacientes encaminhados pela regulação, para urgência ou emergência – o que deve desafogar a Central de Regulação de Leitos e diminuir o tempo de espera.

O novo convênio firmado entre a Sesa e o Hospital do Rocio prevê a disponibilidade de 150 novos leitos, exclusivos ao atendimento de pacientes da região via SUS.

“A espera por leitos baixou e o hospital teve um aumento expressivo da sua ocupação. É praticamente um novo hospital que nasce, com ganho para todos e acolhimento essencial, já que esse aumento de aceite influenciará nosso sistema de regulação”, aponta o secretário de saúde, Beto Preto.

A parceria entre as instituições deve beneficiar os moradores de Curitiba e Região Metropolitana, além do Litoral e ainda das regionais Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Irati, União da Vitória e Guarapuava.

Novos leitos públicos no Hospital do Rocio

Os 150 novos leitos devem receber pacientes cirúrgicos e de atendimento clínico, em várias especialidades e para todas as idades. Segundo a Sesa, os quartos disponibilizados são para duas pessoas, com banheiro, televisão e uma equipe médica multiprofissional para o atendimento

Além das novas vagas, o hospital conta também com mais de 100 leitos de retaguarda, no pronto atendimento, para pacientes que dão entrada na unidade.

Com esta ampliação, a expectativa da pasta é de que haja um fluxo mais rápido na procura por leitos, diminuindo o tempo de atendimento do paciente no sistema de regulação. 

Diariamente, cerca de duas mil pessoas são internadas no Paraná. O número representa pelo menos 1,42 pessoa por minuto. 

Compartilhe