Geral
MST espera anúncios do governo para definir intensidade do Abril Vermelho

MST espera anúncios do governo para definir intensidade do Abril Vermelho

O Movimento tem cobrado a criação de um cadastro único das famílias acampadas e a elaboração de um programa da agricultura familiar, entre outras medidas.

Fábio Zanini - Folhapress - segunda-feira, 3 de abril de 2023 - 08:32

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) aguarda anúncios do governo Lula (PT) nesta semana para definir a intensidade do Abril Vermelho, jornada anual de ações do movimento para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás (1996) e chamar atenção para a pauta da reforma agrária.

A base do movimento pressiona por invasões de latifúndios improdutivos em 17 de abril, que devem ocorrer – nos últimos anos, elas não têm chegado às centenas como no começo do século. Além disso, também estão planejadas manifestações, marchas e outras atividades.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário do governo federal ainda estuda o que conseguirá entregar até o dia 10.

O MST tem cobrado a criação de um cadastro único das famílias acampadas; a apresentação de um cronograma para atendimento das famílias acampadas, estimadas em cerca de 100 mil; e a elaboração de um programa de produção de alimentos orgânicos e da agricultura familiar.

O movimento também pede a resolução da situação de 30 mil famílias que estão em áreas de pré-assentamento, ou seja, não tiveram o processo de assentam.

Compartilhe