Política
Ministro do STF vai receber título de cidadão honorário do Paraná
(Foto: Andressa Anholete/SCO/STF)

Ministro do STF vai receber título de cidadão honorário do Paraná

O projeto sancionado teve os deputados Alexandre Curi e Alexandre Amaro como autores.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 20 de junho de 2024 - 18:02

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai receber o título de cidadão honorário do Paraná em cerimônia da Assembleia Legislativa do Estado (Alep).

A honraria será entregue em sessão solene marcada para a próxima segunda-feira (24), às 18 horas, no Plenário do Poder Legislativo. A solenidade seria realizada no último dia 3 de junho, mas pela posse da Ministra Carmen Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida na mesma data, a cerimônia foi adiada. 

A proposição do título é do primeiro-secretário da Alep, deputado Alexandre Curi (PSD), e do deputado Alexandre Amaro (Republicanos). A sessão solene deve contar com deputados estaduais e federais, além de lideranças políticas do Paraná e de outras unidades da Federação.

O deputado Alexandre Curi lembrou a relação do ministro do STF com o Paraná, a atuação na academia e o trabalho como advogado.

“Conhecido por sua atuação no Supremo e por ter sido ministro da Justiça e advogado-geral da União, André Mendonça tem fortes laços com nosso Estado. Durante sete anos, entre 2000 e 2006, ele foi procurador da União em Londrina. Premiadíssimo durante toda sua carreira, principalmente por sua produção acadêmica e seu trabalho no combate à corrupção e ao crime organizado, André Mendonça é mais que merecedor desta honraria de ser um cidadão paranaense”, disse.

De acordo com o deputado Alexandre Amaro, o ministro André Mendonça receberá “um título mais que merecido”.

“Isso se deve aos serviços prestados por ele ao nosso Estado. No combate à corrupção e ao crime organizado, tornou-se referência e um exemplo a ser seguido pelas próximas gerações em um País onde a corrupção faz parte da história”, completou.

Os parlamentares são autores do projeto de lei 948/2023, que concede o título de cidadão honorário do Paraná ao ministro do STF. Sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o texto se tornou a Lei n° 21.775/2023.

BIOGRAFIA DO MINISTRO ANDRÉ MENDONÇA

André Luiz de Almeida Mendonça é natural de Santos, em São Paulo. Nascido em 1972, ele é advogado formado em 1993 pela Instituição Toledo de Ensino (ITE).

Além de ser advogado da União desde 2000, ele se tornou ministro do STF em 2021 por indicação do então presidente Jair Bolsonaro após ter sido, entre 2019 e 2020, o Advogado-Geral da União (AGU). De 2020 a 2021, André Mendonça ocupou o cargo como ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública.

Em 2009, concluiu especialização em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). É Mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, desde 2013. Durante os anos de 2015 e 2016 atuou como pesquisador e professor visitante na Universidade de Stetson, nos Estados Unidos. Em 2018 se tornou Doutor em Direito com menção de Doutorado Internacional pela Universidade de Salamanca.

Compartilhe