Geral
Ministério da Justiça prepara operação contra violência nas escolas

Ministério da Justiça prepara operação contra violência nas escolas

O objetivo do encontro é reunir delegacias de combate a crimes cibernéticos para propor estratégias de prevenção a ataques em centros educacionais

Redação - quinta-feira, 6 de abril de 2023 - 09:50

Um dia após o atentado a uma creche de Blumenau (SC), no Vale do Itajaí, o Ministério da Justiça começa a preparar uma operação contra a violência nas escolas e universidades.

Nesta quarta-feira (5), um homem invadiu o centro educacional privado Cantinho Bom Pastor e matou quatro crianças aleatoriamente. Outras quatro crianças ficaram feridas.

Diante da repercussão e consternação envolvendo o caso, a SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) reúne delegacias estaduais de cibercrimes para propor estratégias de prevenção a atentados como o registrado em Santa Catarina.

A reunião foi confirmada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB). “Na pauta, uma operação integrada em todos os Estados sobre violência em escolas e universidades”, disse o chefe da pasta.

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Um levantamento feito pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encontrou, nos últimos 20 anos, pelo menos 24 ataques com extrema violência em escolas do Brasil.

Um dos casos mapeados aconteceu no Paraná. Em 2018, um estudante de 15 anos atirou em colegas em uma escola estadual de Medianeira, na região oeste. Dois alunos ficaram feridos.

O atentado ocorreu no dia 28 de setembro de 2018. Ironicamente, o ataque aconteceu um dia depois de ser promulgada a lei estadual que criou o Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying.

A proposta criou mais um instrumento para conscientizar os paranaenses sobre o tema e reafirmar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde mental.

Compartilhe