Municipal
Maringá implanta 500 pontos de WI-FI gratuito em espaços públicos
Thiago Louzada/Prefeitura de Maringá

Maringá implanta 500 pontos de WI-FI gratuito em espaços públicos

Sistema de internet gratuita terá capacidade de comportar 20 mil acessos simultâneos.

Rafael Nascimento - sábado, 6 de janeiro de 2024 - 18:50

A cidade Maringá, no Norte do Paraná, deve implantar 500 pontos de WI-FI gratuito em espaços públicos. O edital de licitação do projeto para levar internet gratuitamente à população já foi publicado, segundo a prefeitura.

Conforme a administração municipal, o serviço será disponibilizado em praças, parques, serviços de assistência social do município, restaurantes populares, unidades de saúde, e escolas municipais, entre outros vários equipamentos públicos de Maringá.

O edital também prevê a instalação de internet gratuita em outros locais que serão definidos no período de vigência do contrato com a prestadora, como novos espaços e prédios públicos.

“A instalação de pontos de Wi-Fi gratuito é um projeto revolucionário que se soma ao nosso compromisso de fazer com que Maringá seja uma smart city, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Com mais esse trabalho, Maringá estará cada vez mais conectada e tecnológica”, avalia o prefeito Ulisses Maia.

A conexão será feita por fibra óptica, e os pontos de internet terão velocidade de 500MB, 750MB e 1GB, dependendo do tamanho de cada espaço. Ao todo, 1.550 antenas serão implantadas para manter a estabilidade da rede, com a capacidade de comportar 20 mil acessos simultâneos.

Cada ponto de WI-FI terá equipamentos exclusivos (modems e roteadores) e espaços maiores terão mais de uma antena instalada.

Os estudos para a implantação da internet sem fio gratuita em Maringá iniciaram no final de 2022. Entre fevereiro e maio do ano passado, a prefeitura realizou testes com quatro empresas em 11 pontos diferentes da cidade.

O projeto de WI-FI gratuito à população é semelhante ao implantado em outras cidades do Paraná. Em Curitiba, a prefeitura o programa Wi-Fi Curitiba também oferta internet sem fio e gratuita em 219 locais, com 304 pontos espalhados pela Capital.

Compartilhe