Estadual
Marcelo Fachinello é eleito presidente da Câmara Municipal de Curitiba

Marcelo Fachinello é eleito presidente da Câmara Municipal de Curitiba

Indicado por um bloco de 14 partidos, o vereador do PSC não teve concorrente e recebeu o voto de todos os parlamentares presentes

Pedro Melo - quarta-feira, 21 de dezembro de 2022 - 15:21

O vereador Marcelo Fachinello (PSC) foi eleito nesta quarta-feira (21) o novo presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para os próximos dois anos (2023-2024). Indicado por um bloco de 14 partidos, Fachinello não teve concorrente e recebeu o voto de todos os parlamentares presentes.

A última vez que houve disputa entre os vereadores para os cargos foi em 2014, quando Ailton Araújo venceu Chicarelli na corrida pela presidência da Casa, naquele que foi o primeiro pleito após o fim da reeleição na Câmara de Curitiba. Depois de Araújo, Serginho do Posto (2017-2018), Sabino Picolo (2019-2020) e Tico Kuzma (2021-2022) foram eleitos sem terem que enfrentar candidaturas avulsas dentro dos seus blocos parlamentares.

Marcelo Fachinello está no primeiro mandato como vereador e assume como presidente da CMC no lugar de Tico Kuzma (PROS). O 1º vice-presidente é Tito Zeglin (PDT) e o segundo é Mauro Ignácio (União Brasil), enquanto os quatro novos secretários são Osias Moraes (Republicanos), Maria Letícia (PV), Mauro Bobato (PODE) e Leônidas Dias (Solidariedade).

“Quero agradecer a todos os vereadores e vereadoras dessa casa que concede essa honra e responsabilidade de presidir a Casa Legislativa de Curitiba. Não tenho palavras para agradecer e dizer o quão honrado estou de liderar uma constituição tão importante quanto essa. Minha presidência será de todos vereadores e vereadoras e para todos vereadores e vereadores. Assumo este compromisso juntamente com os membros da nossa mesa, que nutrem o mesmo ideal de coletividade, representatividade e serenidade institucional”, afirmou o vereador do PSC.

REGRAS DE PROPORCIONALIDADE NA ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA

As regras para a eleição da Mesa Diretora e da Corregedoria constam no Regimento Interno da CMC, nos artigos 29 a 31, e estão fundamentadas no conceito de “proporcionalidade” como critério para preenchimento dos cargos de direção do Legislativo. Por isso, o “blocão” indicou quatro cargos da Mesa Diretora: a primeira-vice-presidência, a segunda-vice-presidência, a primeira-secretaria e a segunda-secretaria.

O “blocão” é formado por 27 vereadores – Cidadania (1), PSD (2), PDT (3), PSC (1), Patriota (1), Pros (1), Republicanos (1), DC (1), MDB (2), PT-PV (4), PSB (1), União (8) e PMB (1). O “bloquinho”, que não indicou nenhum nome para a presidência, tem 11 pessoas – PP (4), Novo (2), Solidariedade (3) e Podemos (2).

Compartilhe