Federal
Manifestantes protestam na chegada de Lula a Londrina

Manifestantes protestam na chegada de Lula a Londrina

O grupo bolsonarista estava com roupas em verde amarelo e bandeiras do Brasil nas costas e chegou a queimar um banner com a foto de Lula

Redação - sábado, 19 de março de 2022 - 14:13

O ex-presidente e pré-candidato a Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre agenda neste sábado (19) em Londrina, no Norte do Estado, com uma visita ao assentamento Eli Vive.

No aeroporto, manifestantes contrários fizeram protestos pela manhã. O grupo bolsonarista estava com roupas em verde amarelo e bandeiras do Brasil nas costas e chegou a queimar um banner com a foto de Lula.

Lula desembarcou em Londrina em uma aeronave particular no final da manhã e deixou o aeroporto pela porta dos fundos, sob um forte esquema de segurança. O ex-presidente foi direto ao assentamento e chegou por volta das 12h30 (horário de Brasília).

Lula visita assentamento Eli Vive

O pré-candidato está acompanhado do ex-governador Roberto Requião, que oficializou sua filiação ao PT na noite desta sexta-feira (18), em Curitiba, da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e dos dirigentes nacionais do MST João Pedro Stédile e João Paulo Rodrigues.

De acordo com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), 10 mil pessoas acompanham o evento no Eli Vive, vindas de diversas partes do estado.

Lula visita o assentamento Eli Vive, em Londrina, neste sábado. Foto: Nacho Lemus/Brasil de Fato

A visita de Lula ao Eli Vive é o primeiro encontro massivo do MST no Paraná, desde o início da pandemia.

Ocupadas em 2009, as terras que deram origem ao assentamento foram adquiridas pelo Incra em agosto de 2010, no segundo mandato de Lula. Com 501 famílias, o Eli Vive é considerado a maior área de Reforma Agrária em região metropolitana do Brasil e tem sua matriz produtiva baseada na agroecologia.

Em lotes de oito e dez hectares, as famílias produzem para subsistência e comercialização, por meio de uma cooperativa e diretamente em feiras livres, além de supermercados e na Ceasa de Londrina. Entre os produtos, leite, hortaliças, café, frutas e grãos, como milho e feijão.

Com informações da Tarobá News.

Compartilhe