Geral
Lula: quem são os 3 paranaenses que entregaram a faixa para o presidente

Lula: quem são os 3 paranaenses que entregaram a faixa para o presidente

Presidente eleito promoveu ato para representar que recebeu a faixa do “povo brasileiro”, gerando imagens inéditas na história do Brasil.

Redação - domingo, 1 de janeiro de 2023 - 18:23

Jair Bolsonaro (PL) se negou a entregar a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com isso, o presidente eleito recebeu a faixa de uma criança, um indígena, um negro, uma mulher, um operário e uma pessoa com deficiência. Três deles são paranaenses – veja quem são!

PARANAENSES 

Três paranaenses participaram do momento inédito na história do Brasil. (Reprodução/Redes sociais)

A cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, que nasceu em Palotina, teve destaque na Vigília Lula Livre, durante o período em que Lula ficou preso. Na época, ela ficou 10 meses responsável pelo acompamento.

Moradora de Maringá, ela trabalha na Associação dos Funcionários da UEM (Universidade Estadual de Maringá). 

O professor Murilo de Quadros Jesus, de 28 anos, é professor de português. Formado na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), ele já atuou na Universidad de La Sabana, em Bogotá (Colômbia) e foi bolsista como docente na Bluefield College, em West Virginia (Estados Unidos).

Por fim,. o artesão Flávio Pereira também participou da entega da faixa para Lula. Ele permaneceu na Vigília durante os 580 dias em quem Lula ficou preso e ficou conhecido por ajudar todos no dia a dia. Com 50 anos, ele é nascido em Pinhalão, na região norte do Estado.

QUEM MAIS ENTREGOU A FAIXA PRESIDENCIAL

A mulher quem passou a faixa para Lula é Aline Sousa, que trabalha desde os 14 anos como catadora. Aos 33 anos, ela segue na mesma cooperativa e foi eleita, em 2012, como  diretora secretária da rede CENTCOOP-DF (Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal).

Além disso, ela é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores e é beneficiária do programa Minha Casa Minha vida.

Cacique Raoni, aos 90 anos, também subiu a rampa do Palácio do Planalto. 

Outro é Ivan Baron, ativista PcD’s e LGBTQIA+.

A criança que participou foi Francisco, de 10 anos. Ele é morador de Itaquera (Zona Leste de São Paulo) e nadador da categoria mirim do Corinthians.

O último é Weslley Viesba Rodrigues Rocha, de 36 anos e que atua como metalúrgico do ABC.

Compartilhe