Geral
Lula assume compromisso de ampliar universidades públicas no país

Lula assume compromisso de ampliar universidades públicas no país

O compromisso com a educação ocorreu durante o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece em Brasília.

Redação - sexta-feira, 14 de julho de 2023 - 08:08

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu ampliar o números de universidades públicas e outras instituições de ensino no país. O compromisso com a educação ocorreu na noite desta quinta-feira (13) durante o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece em Brasília.

“Nós vamos voltar a fazer mais universidades, a fazer mais escolas técnicas, mais laboratórios, vamos nos reunir com reitores e com os estudantes, vamos outra vez colocar o pobre no orçamento da União”, disse Lula, repetindo uma promessa firmada durante a campanha eleitoral, ano passado.

 O Congresso da UNE é considerado o maior encontro de estudantes da América Latina e deve reunir cerca de 10 mil participantes até o próximo domingo (16) na capital federal.

A última vez que um presidente da República prestigiou o evento estudantil foi em 2009, quando o próprio Lula, durante seu segundo mandato, esteve no Congresso.

Durante a cerimônia, representantes das entidades estudantis leram e entregaram uma carta de reivindicações ao presidente. Entre os principais pontos, estão a manutenção da política de cotas e ampliação do direito de acesso para indígenas e pessoas trans, a criação da Universidade de Integração da Amazônia e a aprovação de uma lei para instituir o Programa Nacional de Assistência Estudantil

Novo Ensino Médio

Além disso, a UNE reiterou, no documento, o pedido para que o governo revogue o Novo Ensino Médio.

A lei do Novo Ensino Médio foi aprovada em 2017, durante o governo do ex-presidente Michel Temer, com o objetivo de tornar a etapa mais atrativa e evitar que os estudantes abandonem os estudos.

Pelo modelo, parte das aulas deve ser comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções, está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. 

A oferta de itinerários, entretanto, vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas, o que tem sido um dos maiores desafios de implementação da nova etapa.

Em 2023, a implementação deveria seguir com o 1º e 2º anos e os itinerários devem começar a ser implementados na maior parte das escolas, mas o cronograma foi suspenso pelo governo federal até que haja sistematização das propostas da consulta pública e eventuais ajustes na nova etapa de ensino.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe