Municipal
Herivelto Oliveira assume a Prefeitura de Curitiba
Foto: Carlos Costa/CMC

Herivelto Oliveira assume a Prefeitura de Curitiba

O parlamentar adiantou que vai aproveitar o período para vistoriar obras e ouvir demandas de moradores da cidade.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 31 de maio de 2024 - 10:48

Herivelto Oliveira assume nesta sexta-feira (31) o cargo de prefeito de Curitiba. Eleito vereador da Capital pelo Cidadania, Herivelto fica interinamente à frente do Palácio 29 de Março pelos próximos oito dias, durante agenda de Rafael Greca (PSD) no exterior.

Costumeiramente, o cargo mais alto do município ficaria com o vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), mas ele também cumpre agenda fora do país.

Ainda pela ordem sucessória, a função ficaria com o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Fachinello (Podemos) – que acompanha Greca no exterior – e, na sequência, com os integrantes da Mesa da Câmara e os parlamentares mais votados nas últimas eleições. Mas todos eles têm pretensões políticas nas Eleições Municipais de 2024.

Com isso, o vereador Herivelto Oliveira, que não disputará nenhum cargo no próximo pleito, fica à frente da Prefeitura de Curitiba.

Foto: Carlos Costa/CMC

Jornalista de formação, o parlamentar adiantou que vai aproveitar o período para vistoriar obras na cidade, entre elas as do Bairro Novo da Caximba e as intervenções na Linha Verde, além de ouvir demandas de moradores que pedem solução para uma área que sofre com alagamentos.

“Na segunda-feira, nós vamos ter uma reunião com o pessoal do Conselho Municipal de Política Étnico Racial (Comper) e entidades que representam negros, indígenas e outras etnias, aqui no Salão Nobre da Prefeitura”, completa.

Conforme dados históricos disponíveis, Herivelto Oliveira será o segundo prefeito negro a comandar Curitiba. Antes dele, somente o médico Antenor Pamphilo dos Santos, brevemente, no dia 16 de julho de 1948, tinha ocupado o maior cargo público da capital do Paraná. Doutor Antenor, como era conhecido, fez parte da histórica legislatura que reabriu a Câmara de Curitiba após o Estado Novo, tornando-se o primeiro vereador negro que se tem registro na cidade.

Compartilhe