Estadual
Governo do Paraná elabora projeto para desobrigar uso de máscaras

Governo do Paraná elabora projeto para desobrigar uso de máscaras

O Governo do Paraná encaminhou nesta quinta-feira (9) projeto de lei para a Assembleia Legislativa que propõe desobrigar o uso de máscaras em todo Estado.

Redação - quarta-feira, 9 de março de 2022 - 17:45

O Governo do Paraná encaminhou nesta quinta-feira (9) projeto de lei para a Assembleia Legislativa que propõe desobrigar o uso de máscaras em todo Estado.

O texto ainda prevê que será de responsabilidade de Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) a responsabilidade das decisões que envolvem a pandemia da Covid-19 no Paraná.

A ideia do Governo do Paraná é que em um primeiro momento a circulação de pessoas em espaços abertos possa ser realizada sem as máscaras.

“Há algum tempo que a Secretaria da Saúde trabalha em cima desse assunto. Tínhamos a preocupação de que houvesse um aumento muito grande de casos no pós-carnaval, mas isso não aconteceu, o que nos permite começar a se libertar da máscara”, explicou o governador do Paraná, Ratinho Junior. 

O projeto conta com a aprovação do comitê científico da Sesa e tem como base a melhora em diversos indicadores da pandemia da Covid-19, como o avanço da vacinação, diminuição do número de mortes e de casos graves da doença.

Ainda foram registradas quedas de 62% na média móvel de casos e 47% na média móvel de mortes nas últimas duas semanas.

“A máscara foi uma peça muito importante durante todo o combate à doença, mas com um alto índice da população vacinada, a eficiência dos imunizantes e a conscientização das pessoas, podemos avançar, seguindo o que já ocorre em outros países como França, Estados Unidos e Israel”, finalizou Ratinho Junior.

PROPOSTA DEVE SER VOTADA ATÉ A PRÓXIMA QUARTA NA ALEP

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou que a proposta do Governo do Paraná deve ser votada até a próxima quarta-feira (16) no plenário da casa.

“Nós temos várias iniciativas dos deputados também propondo isso. Nós vamos conversar com os parlamentares, aglutinar as ideias e votarmos a mensagem do Governo até semana que vem para definitivamente resolvermos o problema”, pontuou Traiano.

Dentro da Assembleia, a proposta precisa ser aprovada dentro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e na Comissão de Saúde Pública antes de ser votada em plenário.

No plenário, o texto do projeto de lei tem que ser aprovado pelos deputados em duas votações sem alterações na proposta para que a pauta seja encaminha para sanção de Ratinho Junior.

LEIA MAIS: Cesta básica sobe em Curitiba e outras 16 capitais, diz Dieese

Compartilhe