Geral
Governo do Paraná conclui licitação para obra de Recuperação da Orla de Matinhos

Governo do Paraná conclui licitação para obra de Recuperação da Orla de Matinhos

Após análise dos recursos, o Governo do Paraná divulgou nesta quarta-feira (15) o vencedor da licitação para execução da..

Redação - quarta-feira, 15 de dezembro de 2021 - 15:50

Após análise dos recursos, o Governo do Paraná divulgou nesta quarta-feira (15) o vencedor da licitação para execução da obra de Recuperação da Orla de Matinhos, no litoral. O Consórcio Sambaqui foi o escolhido.

A decisão foi publicada no Diário Oficial. As obras de Recuperação da Orla de Matinhos, divididas em duas etapas, preveem intervenções de mais de R$ 500 milhões.

Os trâmites do processo são executados pelo IAT (Instituto Água e Terra), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

Nos próximos dias, o Governo do Paraná deve divulgar a data de início das obras juntamente à publicação da homologação do resultado da licitação pelo IAT. O Consórcio Sambaqui terá 32 meses para concluir as obras.

O projeto é alvo de inúmeras críticas de técnicos e ambientalistas.

Segundo um grupo de especialistas, Apesar de ser uma antiga demanda de moradores, comerciantes e turistas, a obra anunciada pelo Governo do Paraná não passou por um estudo adequado sobre os impactos ambientais. Leia a íntegra do parecer técnico.

Recuperação da Orla de Matinhos

A primeira fase do projeto, orçada em quase R$ 315 milhões, consiste em é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral.

De acordo com o Governo do Paraná, essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município de Matinhos.

Além disso, a empresa vencedora da licitação para execução da obra de Recuperação da Orla de Matinhos deverá realizar serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico e de estruturas marítimas semirrígidas.

Caberá ao consórcio realizar serviços de canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e de revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas.

Por fim, também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Compartilhe