Geral
Governadores do Cosud defendem sustentabilidade e integração na Segurança Pública

Governadores do Cosud defendem sustentabilidade e integração na Segurança Pública

Ratinho Junior revelou que um dos objetivos definidos é recompor parte do bioma da Mata Atlântica em cada um dos estados, de forma proporcional às populações.

Vinicius Cordeiro - sexta-feira, 20 de outubro de 2023 - 19:05

Os governadores definiram objetivos para alcançar uma economia mais sustentável no encontro do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste) nesta sexta-feira (20). 

Os detalhes das metas a serem atingidas por cada Estado serão divulgadas neste sábado (21), quando será publicada a Carta de São Paulo, após a conclusão do 9º encontro do Consórcio.

“Dentro dos vários temas que estão sendo discutidos no Cosud, dedicamos um tempo especial à sustentabilidade, que é uma preocupação de todos os governadores e em que os estados do Sul e do Sudeste já possuem uma agenda de trabalho”, disse o governador do Paraná, Ratinho Junior.

Ratinho ainda destacou que os estados do Sul e do Sudeste concentram as maiores áreas preservadas de Mata Atlântica da América do Sul e que o bioma constará como tema da Carta de São Paulo. 

O objetivo não é somente preservar, mas recompor a Mata Atlântica em cada um dos sete estados, de forma proporcional às populações. Para isso deve ser feito o plantio de árvores, por exemplo. 

INTEGRAÇÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA

Ratinho Junior, coordenador do Cosud, também defendeu maior integração estre os estados na área da Segurança Pública. Segundo ele, os secretários da Segurança Pública devem elaborar propostas a serem levadas para os deputados federais. 

“Temos que trabalhar em duas vertentes na área de segurança pública. Uma delas é na parte operacional, com maior integração entre os comandantes das nossas forças policiais, enquanto a outra cabe aos governadores, com uma articulação política junto às bancadas federais para pressionar por mudanças que modernizem o Código Penal e o Código de Processo Penal para apertar o cerco ao crime organizado”, disse.

COSUD

Criado em 2019, o Cosud tem como objetivo principal a consolidação da agenda de cooperação entre os governos dos sete estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Com uma população de 119 milhões de habitantes, os estados concentram 70% do PIB (Produto Interno Bruto).

Neste encontro, o Cosud conta com 21 Grupos de Trabalho (GT) temáticos, coordenados pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo. 

Compartilhe