Geral
Gaeco cumpre novos mandados em investigação de lavagem de dinheiro envolvendo Bibinho

Gaeco cumpre novos mandados em investigação de lavagem de dinheiro envolvendo Bibinho

Segundo as investigações, a exploração agrícola de áreas relacionadas a Bibinho era usada para lavagem de dinheiro

Redação - quarta-feira, 12 de julho de 2023 - 18:11

Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (12) em uma ação que investiga a suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo o ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Abib Miguel, conhecido como Bibinho. 

A operação foi realizada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Paraná, de Goiás e de Minas Gerais. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Curitiba. Um deles foi cumprido no Paraná. No entanto, nenhum dos mandados tem relação direta com o ex-diretor da Alep.

Segundo as investigações, a exploração agrícola de áreas relacionadas a Bibinho era usada para lavagem de dinheiro. Foram apreendidos telefones celulares, computadores e documentos, além de R$ 1.147.272 em espécie encontrados no endereço de um dos investigados em Minas Gerais. No estado, dois mandados foram cumpridos, enquanto outros quatro foram executados em Goiás.

DESDOBRAMENTO DE OPERAÇÃO DE 2021

A ação desta quarta (12) é uma continuação de outra operação, que foi desencadeada em setembro de 2021. Na época, 16 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Paraná, em São Paulo e em Goiás. 

As investigações indicavam diferentes formas de falsificação ou simulação, para ocultar dinheiro fruto da exploração agrícola de propriedades rurais de Bibinho. As áreas tinham sido sequestradas judicialmente – inclusive com determinação de perdimento por ordem da Justiça do Paraná.

Abib Miguel foi alvo das operações Diários Secretos e Ectoplasma. A defesa de Bibinho diz que não foi informada sobre os novos mandados, visto que, neste caso, o cliente não foi alvo dos documentos.

Compartilhe