Foguetes atingem área próxima a embaixada dos Estados Unidos no Iraque, diz agência

Dois foguetes Katyusha caíram na Zona Verde de Bagdá, no Iraque, na tarde (horário de Brasília) desta quarta-feira (8), ..

Dois foguetes Katyusha caíram na Zona Verde de Bagdá, no Iraque, na tarde (horário de Brasília) desta quarta-feira (8), segundo a agência internacional Reuters. Por enquanto, não há informações de vítimas e nem da autoria do ataque. Contudo, um dos foguetes explodiu a 100 metros da embaixada dos Estados Unidos.

A área é conhecida por sediar prédios governamentais, incluindo embaixadas. Vale ressaltar que o Iraque é um país de extrema importância aos americanos, já que é onde ficam as principais bases militares. O ataque dos iranianos, na noite na noite de ontem (7), foi contra duas bases norte-americanas justamente em solo iraquiano. Hoje, inclusive, o governo do Iraque se manifestou que não permitirá que seu território vire campo de batalha.

Já a CNN também reporta o episódio, registrado após à meia-noite do horário local, e diz que o comando militar do Iraque informou que não há feridos.

O repórter Trey Yingst, da Fox News, canal norte-americano, registrou o momento que as sirenes da cidade dispararam.

Até esse momento, as tensões haviam diminuído após o pronunciamento de Donald Trump. O presidente americano disse que o Irã estava “se acalmando” e que não gostaria de usar a força militar, mas que iria adotar sanções econômicas sobre os iranianos.

Além disso, de acordo com a CNN, o FBI e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos alertam sobre as ameaças cibernéticas que o Irã representa para os EUA em um boletim de inteligência enviado à polícia.

TRUMP DISSE QUE IRÃ ESTÁ SE ‘ACALMANDO’

Donald Trump fez um pronunciamento de cerca de 10 minutos. Em tom de vitória na batalha sobre o Irã para a população americana, ressaltou que nenhum soldado morreu durante o ataque de mísseis.

“Nenhum americano foi ferido no ataque do regime iraniano. Não sofremos mortos, todos os soldados estão seguros e tivemos apenas danos mínimos nas bases militares. As forças americanas estão preparadas para tudo”, disse Trump.

“Irã está se acalmando, o que é uma coisa boa para todas as partes e uma ótima coisa para o mundo inteiro. Enquanto eu for presidente dos Estados Unidos, ao Irã nunca será permitido a ter uma arma nuclear”, completou o presidente americano.