Geral
Ferry boat tem novo contrato e isenção de tarifa até o final de 2023
Divulgação/DER

Ferry boat tem novo contrato e isenção de tarifa até o final de 2023

A travessia da Baía de Guaratuba continuará sob responsabilidade da Internacional Marítima. A cobrança do ferry boat será rediscutida em 2024

Angelo Sfair - terça-feira, 8 de agosto de 2023 - 18:55

Entra em vigor na sexta-feira (11) o novo contrato para a prestação de serviços da travessia da Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná. O acordo prevê a isenção da tarifa do ferry boat até o final do ano.

A licitação promovida pelo DER-PR (Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná) foi vencida pela Internacional Marítima Ltda., empresa que já é responsável pelo serviço de travessia desde março do ano passado.

O Governo do Paraná vai pagar R$ 131 milhões em um acordo válido por 25 meses. Segundo o DER-PR, a tarifa do ferry boat não será cobrada até dezembro de 2023. A isenção pode ser prorrogada por mais tempo.

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) informou que a cobrança deixará de ser feita porque não foi realizada uma nova concessão. De acordo com a pasta, é um contrato de curta duração. A cobrança será avaliada em 2024.

Válido por pouco mais de dois anos, o acordo tem como objetivo garantir a travessia de passageiros, veículos e cargas até a construção da Ponte de Guaratuba. A estrutura de 1,2 km sobre a baía deve começar a sair do papel no segundo semestre.

Além da travessia do ferry boat, a Internacional Marítima continuará responsável pela manutenção das estruturas, pontes e fluantes, pela sinalização e pelos conjuntos de balsas e rebocadores com capacidade para 180 veículos de passeio.

FERRY BOAT: RESTRIÇÕES

Pelo menos até o início de 2024, para acessar o ferry boat e fazer a travessia da Baía de Guaratuba os usuários continuarão a passar pelos guichês. Será emitido um bilhete com o valor de R$ 0,00.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem, responsável pelo serviço de travessia, serão mantidas as restrições de tráfego para veículos pesados e caminhões. O funcionamento será da seguinte forma, segundo o Governo do Paraná:

  • 0h até 08h: Sem restrição de eixos ou comprimento, tendo Peso Bruto Total (PBT) de 26 toneladas
  • 08h até 12h: Sem restrição de eixos ou comprimento, tendo PBT de 26 toneladas, devendo obrigatoriamente passar pela balança afim de aferir a carga
  • 12h até 19h: Não podem utilizar a travessia veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros de comprimento, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos (ambulâncias, etc)
  • 19h até 0h: Sem restrição de eixos ou comprimento, tendo PBT de 26 toneladas

Compartilhe