Geral
Representantes de mais de 20 países iniciam reuniões do G20, em Foz do Iguaçu
Foto: Matheus Damascena – ASCOM/MTE

Representantes de mais de 20 países iniciam reuniões do G20, em Foz do Iguaçu

O G20 reúne países com as maiores economias do mundo; mudanças climáticas e a mitigação da pobreza estão na pauta.

Rafael Nascimento - terça-feira, 25 de junho de 2024 - 11:50

Representantes de mais de 20 países se reúnem a partir desta terça-feira (25) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, para uma série de encontros do G20. Na pauta estão temas como a resiliência da infraestrutura às mudanças climáticas.

O G20 reúne países com as maiores economias do mundo. Estão em Foz do Iguaçu delegados da União Europeia, União Africana e ainda representantes de organizações internacionais. O Brasil assumiu temporariamente a presidência rotativa do grupo.

Ao longo da semana, as delegações participam de plenárias do Grupo de Trabalho de Infraestrutura (IWG, na sigla em inglês) da Trilha Financeira do G20. O encontro acontece no centro de convenções do Mabu Thermas Grand Resort.

A série de reuniões em Foz é o terceiro do IWG e vai dar continuidade às discussões de temas propostos pela presidência brasileira do G20. O objetivo é debater a resiliência da infraestrutura às mudanças climáticas e seu papel na mitigação da pobreza. Redução de riscos no financiamento e mobilização de recursos para projetos transfronteiriços também são pautas da reunião.

Dentro da programação, está prevista uma recepção das comitivas na Itaipu Binacional, nesta terça-feira (25). As plenárias acontecem na quarta (26) e quinta-feira (27). Os representantes estrangeiros também farão uma visita técnica à usina hidrelétrica de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu, na sexta-feira (28).

Haverá ainda um evento paralelo, com transmissão pelo YouTube do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nele, serão discutidos desafios e oportunidades na gestão e no financiamento da infraestrutura natural.

Compartilhe