Geral
Datafolha: 55% dos brasileiros responsabilizam Bolsonaro por ataques em Brasília

Datafolha: 55% dos brasileiros responsabilizam Bolsonaro por ataques em Brasília

Três Poderes foram invadidos por manifestantes com reivindicações golpistas e que não aceitam a vitória de Lula (PT) na eleição presidencial.

Redação - quinta-feira, 12 de janeiro de 2023 - 14:11

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (12) uma pesquisa que indica que 55% da população brasileira responsabiliza o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos ataques em Brasília.

No último domingo (8), as sedes dos Três Poderes foram invadidas por manifestantes com reivindicações golpistas e que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial. A pesquisa aponta que 93% dos brasileiros repudiam o ataque.

Datafolha – 12/01/2023 – Ataques em Brasília

Posicionamento sobre o que ocorreu

  • Contrário: 93%
  • A favor: 3%
  • Indiferentes: 2%
  • Não opinaram: 1%

Segundo o Datafolha, 55% dos entrevistados acreditam que Jair Bolsonaro tem responsabilidade por ocorrer esse tipo de ataque. O percentual é resultado da soma entre os que acham que o ex-presidente tem muita ou um pouco de responsabilidade. Confira:

Datafolha – 12/01/2023 – Ataques em Brasília

Responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

  • Muita responsabilidade: 38%
  • Um pouco de responsabilidade: 17%
  • Nenhuma responsabilidade: 39%
  • Não opinaram: 6%

O Datafolha também perguntou aos entrevistados se o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez menos do que deveria para evitar os ataques aos Três Poderes em Brasília.

Datafolha – 12/01/2023 – Ataques em Brasília

Responsabilidade do governador Ibaneis Rocha (MDB)

  • Fez menos do que deveria: 61%
  • Fez o que deveria: 23%
  • Fez mais do que deveria: 4%
  • Não opinaram: 12%

O instituto ouviu 1.214 brasileiros e brasileiras maiores de 16 anos em todas as regiões do país, entre os dias 10 e 11 de janeiro.

ATAQUES AOS TRÊS PODERES EM BRASILIA

As sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram alvo de ataques de cunho golpista por parte de manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (8).

Foram atacados o Palácio do Planalto, do Executivo; o Congresso Nacional, do Legislativo; e o Supremo Tribunal Federal, do Judiciário.

O policiamento local não conseguiu conter a invasão. Manifestantes que não aceitam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2022 ocuparam e destruíram partes internas dessas estruturas. Desde novembro passado, eles defendem intervenção militar e atacam o funcionamento de instituições democráticas. 

Pelo pequeno número de forças de segurança e um possível apoio a esses movimentos, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, por 90 dias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também determinou intervenção federal na segurança pública do DF.

Compartilhe