Política
BRDE tem posse de novo presidente, e Darci Piana exalta parceria com o Paraná
(Foto: Gabriel Rosa/AEN)

BRDE tem posse de novo presidente, e Darci Piana exalta parceria com o Paraná

Em novembro de 2025, será um novo representante do Paraná que vai assumir o cargo.

Vinicius Cordeiro - segunda-feira, 1 de julho de 2024 - 17:05

Governador em exercício do Paraná, Darci Piana acompanhou de forma remota a cerimônia a posse do novo diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior. O evento aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (1º).

Piana parabenizou o novo diretor-presidente e lembrou que a posse de um gaúcho no posto mais alto do BRDE é parte do acordo entre os três estados do Sul que prevê a rotatividade da presidência a cada um ano e quatro meses.

Dessa forma, um novo representante do Paraná vai assumir o cargo em novembro de 2025.

“O BRDE, sob a presidência do Ranolfo, deve dar continuidade à grande parceria que têm com Paraná como um indutor do desenvolvimento econômico, da geração de empregos e renda”, disse.

O governador em exercício também lembrou que foi a partir de uma iniciativa do último presidente paranaense que o BRDE passou a tratar a sustentabilidade ambiental como um pilar de gestão da instituição.

A nova diretoria do BRDE, cuja posse ainda depende da aprovação do Banco Central, deve contar com dois representantes paranaenses que até bem pouco tempo compunham a estrutura do executivo estadual.

Renê Garcia, ex-secretário estadual da Fazenda, deverá assumir a Diretoria de Operações, enquanto a Diretoria Administrativa ficará sob a responsabilidade de Heraldo Neves, presidente da Fomento Paraná.

Quem também acompanhou a posse da nova presidência do BRDE ao lado de Piana foi o ex-governador Orlando Pessuti. Ele já presidiu a instituição entre 2017 e 2018 e desde 2023 atua como secretário do Paraná no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), órgão que atua na articulação e elaboração conjunta de políticas e programas de desenvolvimento econômico na região.

“A expectativa é de que, sob a presidência do Ranolfo, o BRDE continue a ampliar ano a ano seus investimentos em iniciativas e empreendimentos que tenham um impacto positivo no desenvolvimento econômico sustentável e a integração dos estados da região Sul”, disse Pessuti.

NOVO DIRETOR-PRESIDENTE DO BRDE

Ranolfo Vieira Júnior tem 58 anos, é natural de Esteio e ex-governador do Rio Grande do Sul. Formado em direito, ele foi delegado de Polícia Civil e chegou a chefiar a instituição em nível estadual.

Em 2018, foi eleito vice-governador na chapa com o governador Eduardo Leite e assumiu o comando do estado gaúcho em 2022.

No discurso de posse, Vieira Júnior agradeceu o apoio do atual governador e destacou alguns dados que ajudam a ilustrar a atuação do BRDE.

“Em 2023, o BRDE liberou R$ 5,8 bilhões para projetos estratégicos em diferentes setores da economia, um aumento de 32% na comparação com 2022”, declarou.

Atualmente, o BRDE possui uma carteira com mais de 37 mil clientes ativos em mais de 1.200 municípios e, segundo o novo presidente, terá como um dos principais desafios a ajuda na recuperação do Rio Grande do Sul, fortemente atingido pela maior tragédia climática do estado há dois meses.

“É uma missão desafiadora que aumenta a responsabilidade de toda a instituição, mas que será possível superar graças ao time qualificado de colaborares”.

Compartilhe