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Consórcio Infraestrutura PR vence leilão do segundo lote das rodovias do Paraná

Consórcio Infraestrutura PR vence leilão do segundo lote das rodovias do Paraná

O período do contrato é de 30 anos e o consórcio deve assumir a administração das rodovias no início de 2024.

Vinicius Cordeiro - sexta-feira, 29 de setembro de 2023 - 14:33

O Consórcio Infraestrutura PR foi o vencedor do leilão do segundo lote das concessões de rodovias do Paraná. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (29), na Bolsa de Valores de São Paulo.

O consórcio fez a única proposta do leilão, com oferta de 0,08% sobre a tarifa do pedágio. Conforme o edital, a oferta vencedora seria a com o maior desconto sobre a tarifa proposta no edital, que era de R$ 0,11922/km.

O investimento é de R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação e serviço ao usuário durante os trinta anos de vigência da concessão, gerando cerca de 110 mil empregos. O consórcio deve assumir a administração das rodovias no início de 2024.  

“Ficamos extremamente motivados com o resultado e estamos muito preparados para a implantação da nova concessionária, além de comprometidos com os benefícios permanentes ao usuários”, disse o representante do consórcio vencedor do leilão, José Carlos Cassaniga.

Desde agosto de 2021, as estradas estão sob responsabilidade do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

LOTE 2 DA CONCESSÃO DE RODOVIAS DO PARANÁ

Com extensão de 605 quilômetros, o Lote 2 tem obras previstas de duplicação de 350 quilômetros de estradas, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.

O Lote 2 conta com sete praças de pedágio: São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151), Quatiguá (PR-092) e duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369).

Os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 do contrato.

A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 6,5 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.

Vale lembrar que o Lote 1 foi arrematado com 18,25% de desconto no valor da tarifa por quilômetro rodado, o que garante um valor 65% menor do que seria praticado se a antiga concessão estivesse em vigor.

CONCESSÃO DOS PEDÁGIOS DO PARANÁ

Concessão foi dividida em seis lotes. (Divulgação/AEN

As concessões do Paraná estão divididas em seis lotes. Os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

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