Geral
Comissão de Medicina da Alep pede punição por falsificação de medicamentos

Comissão de Medicina da Alep pede punição por falsificação de medicamentos

As investigações apontam que a empresa vencedora da licitação entregou frascos com o antibiótico metronidazol no lugar de imunoglobulina

Angelo Sfair - sexta-feira, 15 de setembro de 2023 - 18:20

A Comissão de Medicina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai acompanhar os desdobramentos da investigação sobre um grupo suspeito de falsificar medicamentos entregues à regionais de saúde do Paraná.

A fraude foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e envolveu 6 mil fracos de Imunoglobulina Humana – usada no tratamento de leucemia, doenças autoimunes, pacientes recém-transplantados, entre outros casos.

Os responsáveis por isto devem ser punidos com o mais extremo rigor da lei. Felizmente; a secretaria estadual de Saúde, a Polícia Civil, a Vigilância Sanitária e o Ministério Público do Paraná agiram de modo a evitar o pior”, disse o deputado estadual Ney Leprevost, presidente da comissão.

As investigações conduzidas até o momento apontam que a empresa vencedora da licitação entregou frascos com o antibiótico metronidazol no lugar de imunoglobulina. A Sesa agora apura quantos pacientes tomaram a medicação errada.

A fraude foi descoberta após uma denúncia encaminhada à 3ª Regional de Saúde pelo Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, vinculado à UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

Compartilhe