Municipal
Central 156 de Curitiba pode ganhar botão “saúde”; entenda

Central 156 de Curitiba pode ganhar botão “saúde”; entenda

Inclusão do botão saúde no menu do site e do aplicativo da Central 156 ampliaria o acesso da população curitibana aos serviços públicos.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 4 de setembro de 2023 - 08:58

A Central 156, principal canal de comunicação entre a Prefeitura de Curitiba e a população, pode ter a inclusão do tema saúde entre as áreas disponíveis nas plataformas de atendimento. A sugestão partiu da Câmara Municipal da Capital (CMC).

A iniciativa foi aprovada pelos vereadores na última semana e encaminhada ao Executivo. Segundo o vereador Marcos Vieira (PDT), autor da sugestão, a proposta surgiu a partir de reclamação de que as demandas nesta área só podem ser apresentadas à Ouvidoria da Saúde, presencialmente ou por telefone

“Hoje o cidadão curitibano pode, através do 156, reivindicar, denunciar, fazer várias solicitações. [..] mas hoje não tem no 156 a opção da saúde”, afirma Marcos Vieira.

Na visão do parlamentar, a inclusão do botão saúde no menu do site e do aplicativo da Central 156 ampliaria o acesso da população curitibana aos serviços públicos, e ajudaria a prefeitura a entender as demandas da área “de forma mais ágil”.

Já o vereador Oscalino do Povo (PP) lembra que a população pode registrar as demandas por meio da Ouvidoria do SUS de Curitiba, canal que recebe manifestações em busca de informações, sugestões, reclamações, denúncias e elogio. O serviço pode ser acionado pelo 0800-644-0041, com ligação gratuita, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

A Central 156 de Curitiba

Na Central 156, os moradores podem acessar informações sobre serviços públicos, fazer solicitações, registrar reclamações e denúncias, além de obter orientações sobre diversos assuntos.

De acordo com a prefeitura, a Central recebe diariamente cerca de 4 mil ligações. Por conta da alta demanda e relevância, o serviço localizado no Instituto das Cidades Inteligentes foi aprimorado no primeiro semestre, com a ampliação nos atendimentos.

Foto: José Fernando Ogura/SMCS

O serviço telefônico via 156 completou 39 anos de operação em Curitiba em fevereiro. A Central foi criada em 1984 com o objetivo de reduzir as filas no balcão de atendimento da Prefeitura

Desde 1999, a operação passou a ser gerenciada pelo Instituto das Cidades Inteligentes.

A Central 156 acompanhou as diversas inovações tecnológicas ao longo dos anos, que permitem atualmente seu funcionamento 24 horas por telefone, chat, portal e aplicativo, além do uso de inteligência artificial (IA).

Compartilhe