Municipal
Vereadores arquivam projeto que proibia “ideologia de gênero” nas escolas
Rafael Mayer/CMC

Vereadores arquivam projeto que proibia “ideologia de gênero” nas escolas

Comissão de Constituição e Justiça entendeu que a proposta tem problemas técnicos incorrigíveis

Angelo Sfair - quinta-feira, 30 de novembro de 2023 - 16:30

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) arquivou um projeto de lei que proibia a “doutrina de ideologia de gênero” nas escolas.

O colegiado entendeu que a proposta do vereador Rodrigo Reis (União Brasil) invadia a competência da União ao legislar sobre um assunto federal.

O texto apresentado pelo parlamentar tinha apenas três artigos e não definia o que deveria ser entendido como “ideologia” ou “doutrinação” de gêneros.

O relator do projeto na CCJ, Mauro Ignácio (União Brasil), considerou que a proposta sofria de “fragilidade constitucional” e tinha “vícios insanáveis que impedem a tramitação”.

Além da flagrante inconstitucionalidade que é legislar sobre o currículo escolar, a CCJ apontou que a criação de atribuições para escolas municipais é de iniciativa exclusiva da Prefeitura.

Por fim, os vereadores apontaram semelhanças com o projeto de lei “Escola Sem Partido”, apresentado em 2017, que teve a tramitação suspensa um ano depois por decisão da Justiça.

O arquivamento do projeto de lei que proibia a “doutrina de ideologia de gênero” nas escolas foi determinado na reunião da CCJ desta terça-feira (28).

Compartilhe