Estadual
Cassado por fake news, Francischini será realocado no governo Ratinho Junior

Cassado por fake news, Francischini será realocado no governo Ratinho Junior

Francischini se notabilizou como o primeiro parlamentar brasileiro a ter o mandato cassado por fake news; governo não confirmou qual será a nova pasta.

Redação - terça-feira, 17 de janeiro de 2023 - 11:40

O ex-deputado Fernando Francischini (União Brasil), cassado pela Justiça Eleitoral disseminação de fake news, será realocado em um cargo no Governo Ratinho Junior. Inicialmente, Francischini havia sido nomeado um dos chefes de coordenação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do Paraná.

A recém-criada secretaria começou com a nomeação interina de um homem para o cargo de secretário e três homens na chefia, decisão que foi amplamente criticada.

Ontem, a administração estadual confirmou a deputada federal Leandre Dal Ponte no comando da pasta. Com isso, Francischini irá para outro setor do mandato Ratinho Junior (PSD). A informação foi confirmada à BandNews FM pela assessoria de imprensa do Executivo. No entanto, ainda não há informações sobre qual será a nova pasta.

Fernando Francischini se notabilizou como o primeiro parlamentar brasileiro a ter o mandato cassado pela disseminação de fake news. No dia das Eleições de 2018, o parlamentar usou a internet para fazer uma transmissão ao vivo e disseminar mentiras sobre o processo eleitoral e as urnas eletrônicas. As falsas acusações apresentadas por ele nunca foram comprovadas

Mesmo sem mandato, devido à condenação, o sobrenome “Francischini” se mantém nas bancadas públicas. Após um mandato na Câmara Municipal de Curitiba, a esposa do ex-parlamentar foi eleita deputada estadual pelo União Brasil. Além dela, o filho de Fernando, Felipe Francischini, foi reeleito deputado federal pelo Paraná em 2022. Ele é presidente estadual do União Brasil.

Com informações da BandNews Curitiba.

Compartilhe