Geral
Campanha de segundo turno entre Lula e Bolsonaro começa nesta segunda (3)

Campanha de segundo turno entre Lula e Bolsonaro começa nesta segunda (3)

Propaganda é permitida a partir das 17 horas. Petista teve 48,43% dos votos válidos contra 43,20% do atual presidente e candidato à reeleição.

Johan Gaissler - segunda-feira, 3 de outubro de 2022 - 16:46

A campanha de segundo turno entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) começa nesta segunda-feira (3), um dia após as eleições. A partir das 17 horas, a propaganda eleitoral é permitida pela Justiça Eleitoral.

O petista teve 48,43% dos votos válidos contra 43,20% do atual presidente e candidato à reeleição. Além da eleição presidencial, o segundo turno também será realizado em parte do Brasil a nível estadual para o cargo de governador.

A propaganda é permitida das 8 às 22 horas por alto-falantes, amplificadores, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata, carro de som e minitrio. Comícios e propaganda na internet também são liberados.

Os brasileiros e brasileiras voltam às urnas no dia 30 de outubro para votar, pelo menos, para presidente da República. 

Haverá segundo turno para governador em São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.

Para os governos do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Acre, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins, a eleição foi decidida em primeiro turno.

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM PRIMEIRO TURNO

Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foram os mais bem votados entre 11 candidatos à presidência da República em primeiro turno. Além deles, estavam no pleito e tiveram os registros autorizados pela Justiça Eleitoral:

  • Ciro Gomes (PDT)
  • Felipe D’Ávila (Novo)
  • José Maria Eymael (DC)
  • Leonardo Péricles (UP)
  • Padre Kelmon (PTB)
  • Simone Tebet (MDB)
  • Sofia Manzano (PCB)
  • Soraya Thronicke (União Brasil)
  • Vera Lúcia (PSTU)

O PROS (Partido Republicano da Ordem Social) havia lançado Pablo Marçal como candidato, mas a sigla optou por apoiar Lula (PT). 

Já o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) havia lançado Roberto Jefferson como candidato, mas o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o considerou inelegível após ser condenado em 2012 pelo escândalo do mensalão.

Além disso, Jefferson está em prisão domiciliar após ser investigado em inquérito que apura o funcionamento de milícias digitais.

Compartilhe