Câmara discute o carnaval de Curitiba em audiência

O objetivo é abrir espaço para recolher as demandas das escolas de samba e de outros setores envolvidos na realização da festividade.

A Câmara Municipal de Curitiba promove uma audiência pública nesta sexta-feira (17) para discutir o carnaval na cidade. O evento acontece às 14h e será transmitido ao vivo no YouTube da CMC.

A proposição é do vereador Angelo Vanhoni (PT), com o tem “Valorização da cultura popular: avanços e desafios do Carnaval de Curitiba”. O debate será realizado quase um mês após a data oficial deste ano, comemorada em 20 de fevereiro.

Participam da audiência pública a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o diretor de Planejamento da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Beto Lanza, Jeferson Pires de Assis, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Curitiba (Liesc) e da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade, além de representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (Sated/PR) e dos blocos de carnaval da Capital.

Segundo o vereador, o objetivo da audiência pública é abrir espaço na CMC para recolher as demandas das escolas de samba e de outros setores envolvidos na construção do carnaval de Curitiba, bem como os avanços e desafios para a realização do evento na cidade. 

“Por muitos anos, as pessoas trataram Curitiba como uma cidade que não tem Carnaval. Esse cenário é reflexo da falta de investimento nesse grande evento da cultura popular, que não trata apenas do desfile, mas também de uma construção comunitária que ocorre durante todo o ano”, avalia.

“Ao receber representantes de vários segmentos que integram e constroem o Carnaval de Curitiba, iremos fomentar um espaço de escuta ativa e fortalecimento das políticas de incentivo à cultura”, completa Vanhoni.

O debate será realizado no auditório do Anexo II do Câmara, localizado no quarto andar.