Geral
Câmara de Curitiba debate segurança das mulheres nos estádios
(Fotos: Geraldo Bubniak/AGB)

Câmara de Curitiba debate segurança das mulheres nos estádios

A necessidade da audiência surgiu após uma reunião da Procuradoria da Mulher com as três maiores torcidas femininas da capital.

Vinicius Cordeiro - segunda-feira, 1 de maio de 2023 - 16:49

Uma audiência pública para discutir “Estádios Mais Seguros para as Mulheres” acontece na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta próxima quarta-feira (3), às 16h. 

A iniciativa do debate é do gabinete da vereadora Maria Leticia (PV), que é procuradora da Mulher da Câmara, conforme requerimento aprovado pelo plenário no dia 3 de abril. 

Na justificativa, a parlamentar explica que a necessidade da audiência surgiu após uma reunião da Procuradoria da Mulher (ProMulher) do Legislativo com as três maiores torcidas femininas da capital – Atleticaníssimas, Gurias do Couto e Gralhas da Vila.

“A Procuradoria da Mulher pôde constatar uma diferença grande entre o número de registros de ocorrências e o número de ocorrências de fato. Essa discrepância é atribuída pelas vítimas ao despreparo de policiais que inúmeras vezes desconsideram, desencorajam, menosprezam e até riem das situações e demandas das mulheres”, diz a vereadora Maria Leticia.

Segundo ela, as torcedoras pediram apoio para que “a omissão por parte de agentes de segurança” seja “punida”. 

“[As torcidas femininas] apontaram a necessidade de discutir o tema dentro das próprias torcidas organizadas e com as autoridades das mais diversas entidades da administração pública. Por isso a necessidade urgente de uma audiência pública”, completou.

Vale lembrar que, desde março, tramita na Câmara de Curitiba um projeto de lei que estabelece nove medidas para combater a importunação sexual nos estádios de futebol. 

Compartilhe